Branding: O que é e qual a sua importância?
Você já conheceu alguém que prefere pagar um pouco a mais em um produto de determinada marca, embora existam outras opções semelhantes, que oferecem benefícios equivalentes e que até mesmo tenham preços mais em conta?
Se a resposta é sim, você conhece alguém que é um consumidor fiel de uma marca bem gerida. A gestão de marca é conhecida como Branding e é o diferencial competitivo mais valioso que um negócio pode ter.
Empresas que investem em branding possuem marcas fortes e consolidadas no mercado, o que aumenta o reconhecimento, visibilidade e se torna destaque entre os concorrentes.
O que é branding?
Branding ou Brand Management é a estratégia de gestão de marca com objetivo de criar conexões fortes e duradouras com os consumidores.
A necessidade de ter uma marca surgiu na antiguidade quando artesãos e produtores agrícolas precisaram diferenciar seus produtos de seus concorrentes. Naquela época, a marca já era usada para comprovar a excelência de um produto.
Atualmente, a marca também é um posicionamento que relaciona o produto a uma categoria particular de produtos e, ao mesmo tempo, diferencia-os de outros dessa mesma categoria.
Por exemplo, sabemos que um “Samsung” é um smartphone, mas também sabemos que um “Samsung” não é um “Motorola” ou um “iPhone”.
Podemos dizer que branding é configurar a imagem da empresa e o valor do produto em cada segmento do mercado. E dessa forma, é possível fazer com que os clientes entendam e apreciem o que a empresa proporciona.
Em resumo, branding é um compromisso que a empresa faz aos seus consumidores em relação ao o que o produto fará para eles e certifica que tenham assegurada a garantia e qualidade do que estão comprando.
Qual a importância do branding para empresas?
O branding é extremamente importante para desenvolver proximidade entre uma empresa e seus consumidores. A relação entre os dois deve ir além do produto e se tornar uma relação emocional.
Experiências emocionais positivas, não só com o produto, mas com a relação que o consumidor construiu com a marca, farão com que os conceitos e percepções da marca sejam os mais positivos possíveis.
Através dessas sensações, a empresa desperta conexões com seus clientes, e assim, eles acreditam no potencial do produto, se identificam com a marca, pensam nela e falam sobre para outras pessoas.
Uma marca deve ressoar com seus clientes, deve oferecer uma diferenciação dos concorrentes que persiste ao longo do tempo e deve inspirar os colaboradores e os parceiros da organização.
Quando esses fatores se juntam com a experiência que a empresa possui e o relacionamento com o consumidor, a marca começa a gerar Brand Equity, ou valor agregado atribuído a produtos e serviços.
A compra não se trata apenas do valor monetário, mas sim, tudo que o ser humano valoriza e relaciona à uma marca, permitindo assim, que a mesma seja parte da sua história e do seu comportamento de compra.
Construir uma marca forte é criar um bem poderoso para a empresa, um bem que não pode ser comprado, vendido e investido e que, muitas vezes, pode valer muito mais do que qualquer outro bem da empresa.
Qual a importância do branding para desenvolvimento de apps?
O desenvolvimento tecnológico e o aumento da qualidade de produtos tornaram mais difícil a diferenciação entre um e outro. Nesse sentido, as marcas são elementos diferenciadores essenciais para o consumidor no momento de escolha.
O branding auxilia na compreensão do público-alvo de um produto e o que a empresa quer comunicar. A identidade visual concretiza os valores da marca através de elementos gráficos.
É possível gerar sensações nas pessoas através de formas e cores. Círculos são acolhedores e triângulos transmitem força e energia. A cor roxa demonstra espiritualidade e a azul segurança e confiança.
Os elementos criam uma unidade visual para marca, a intenção é fazer o consumidor associar que uma imagem pertence a determinada empresa. A identidade visual pode ser aplicada em embalagens, papelaria, uniformes, redes sociais, sites e aplicativos.
A identidade visual constrói uma boa experiência para o consumidor. No ambiente online, as plataformas de comunicação quando estão relacionadas visualmente geram experiência positiva para o usuário.
Na criação de layout, é necessário entender todos os posicionamentos da marca, para construir a forma que ele irá se comportar, como será a navegação e entender a intenção visual do produto final.
O UX Design é a etapa do desenvolvimento que pensa nas experiências e emoções do usuário. O layout deve estar alinhado com os sentimentos que a marca busca criar nos consumidores.
O layout e o UX Design são partes do processo de Design Sprint e, diferente do que alguns pensam, o visual é apenas parte das muitas áreas contidas nessa competência.
Esse texto é baseado no vídeo “O que é e qual a importância do Branding” por Leonardo Echeverria.