Agilidade

A importância da visibilidade do trabalho e como consegui-la

No decorrer de anos trabalhando com times ágeis, algo que sempre comento é que a agilidade e suas ferramentas buscam resolver o principal problema em times da tecnologia: a comunicação. 

Não é surpresa para ninguém que grande parte das pessoas que trabalham com desenvolvimento de software, como designers, desenvolvedores, testers e infra, são normalmente introvertidas. Ainda mais, são pessoas muito focadas em tarefas e, como resultado, demonstram pouco interesse em conversas e bate-papos.

 

Sendo assim, os grandes pilares das ferramentas para controle de trabalho são focados em inspeção e transparência. Dessa forma, todo mundo fica sabendo o que está acontecendo, mesmo se houver alguém que não goste muito de conversar.

 

Na Jera, fazemos uma combinação dos frameworks Scrum e Kanban. Realizamos os rituais do Scrum, com suas iterações baseadas em Sprints, e utilizamos a metodologia do Kanban, para direcionar o fluxo de trabalho, fazendo uso de métricas e análises do CFD para ajudar a resolver gargalos, aumentar a vazão e gerenciar a carga de trabalho que o time possui. 

 

Mas não importa o quanto o trabalho esteja transparente, precisamos sempre incentivar o time a nos falar o que está acontecendo nos projetos.

 

Alguns anos atrás, participei de um treinamento feito pela Mayra de Souza sobre team building. Já pratico e estudo sobre team building há bastante tempo, mas participar desse tipo de capacitação sempre traz insights muito interessantes.

 

Nesse treinamento em específico, ela comentou sobre o Ask Kanban, que é um conjunto de perguntas poderosas que devem ser feitas para o time constantemente. Dentre elas uma me chamou muito atenção. E a pergunta é: Estamos fazendo algum trabalho escondido?

 

 

E por que eu gostei tanto dessa pergunta? Porque o Kanban é focado em fluxo de trabalho baseado em filas. Dessa forma, naturalmente a nossa fila deveria ser única com todas as demandas vindo do ponto inicial, o Product Backlog, e entrando na pipeline do time. Aqui na Jera, nossa pipeline é Sprint Backlog, Doing, Ready to Validate, Validated, Merge Request e Done. Então, nossa fila deveria ficar mais ou menos assim:

 

 

Aí vem a grande jogada quando utilizamos o Kanban. O método assume que o seu time está exatamente com esse cenário! Uma fila somente, onde conseguimos ter “completa visibilidade” do que está rolando no projeto. Infelizmente, na prática as coisas não são assim.

 

Quantas vezes alguma pessoa desenvolvedora ficou mais tempo do que deveria em uma tarefa, não porque era mais complexo do que deveria ser, mas sim porque ela estava resolvendo algum débito técnico?

 

E quantas vezes outro time acabou precisando de ajuda e o sênior do nosso  time passou algum tempo ajudando os amiguinhos(as)? Tudo isso e muito mais acontece diariamente com o nosso time. E na real, a nossa fila acaba ficando assim:

 

 

Imprevistos acontecem, afinal trabalhamos o mais próximo do caos possível e essa é a melhor forma de inovar. Mas precisamos entender o que está acontecendo para que possamos ter o controle necessário para ajudar o time. 

 

E é por isso que esta pequena pergunta “Estamos fazendo algum trabalho escondido?” é tão poderosa, ela nos ajuda a mapear o trabalho imprevisto. A partir disso, nos oferece métricas que estão representando a realidade do time e, principalmente, faz com que o nosso time tenha voz e nos diga o que está acontecendo, para que não tenhamos surpresas com débitos técnicos ou planejamentos não cumpridos.

 

Essa pequena pergunta me fez visualizar melhor o fluxo de trabalho do meu time e me ajudou a tomar as ações para que ele se tornasse mais eficiente, mesmo sem deixar de atender as demandas que eram importantes, problema em produção e colaborar com outros times é fundamental. Agora espero que ela também ajude você a mapear e controlar melhor as filas do seu time.

 

Texto por Diogo Soares.