Equipe

EVP: O que é Employee Value Proposition?

O Employee Value Proposition, ou EVP, é um conjunto exclusivo de ofertas e valores que tornam uma companhia única no mercado e permitem atrair e reter os melhores talentos.

Mais do que atender às expectativas atuais dos colaboradores, é preciso continuar inovando para que o ambiente de trabalho se mantenha o melhor possível, retroalimentando a sua proposta de valor. 

O Employee Value Proposition ideal estabelece um equilíbrio entre recompensas tangíveis (como remuneração e benefícios) e recompensas intangíveis (como propósito do trabalho, a cultura da empresa e o seu clima organizacional).

Pilares do EVP

O EVP é construído com base em cinco pilares: recompensas, oportunidades, trabalho, pessoas e organização.

Recompensas

Envolve a remuneração adequada, benefícios atrativos e bonificações justas.

Oportunidades

Se refere ao plano de carreira da empresa, oferecendo possibilidades de crescimento e estratégias de orientação aos profissionais.

Trabalho

Abrange a definição clara de atribuições e responsabilidades, baseada nas demandas da empresa e no mercado de trabalho.

Pessoas

Destaca a importância dos relacionamentos interpessoais e da criação de um clima e cultura organizacional favoráveis, que promovam a comunicação aberta, a gestão de conflitos e o bem-estar coletivo.

Organização

Se refere à postura da empresa perante o mercado, refletida em sua visão, missão e valores, e atrai profissionais alinhados com seus ideais.

 

Esses pilares combinados formam um EVP atrativo, que contribui para a retenção de talentos e a motivação dos funcionários, além de atrair profissionais em busca de novas oportunidades.

Alguns aspectos que são analisados no EVP

Os aspectos analisados no EVP são as recompensas contratuais, experienciais e emocionais.

Recompensas contratuais

É composto por benefícios tangíveis e intangíveis. O que inclui salário e benefícios.

Recompensas experienciais

A experiência dos funcionários em relação ao trabalho reflete muito sobre o que a empresa oferece. Isso inclui ações voltadas para promover o bem-estar físico, mental e emocional, assim como o suporte ao desenvolvimento da carreira.

Recompensas emocionais

Neste contexto, enfatizamos os benefícios intangíveis do EVP. É importante promover ações que valorizem os funcionários e direcionar esforços para alinhar os objetivos pessoais dos colaboradores aos objetivos da empresa, visando um trabalho com propósito. Essas estratégias são essenciais e têm um impacto significativo.

Por que usamos o EVP na Jera?

Desde de 2019 utilizamos a pesquisa como ferramenta do nosso time de Gente & Gestão ao final de cada trimestre. Através do EVP, conseguimos entender melhor o porquê as pessoas trabalham na Jera, qual o diferencial que oferecemos e o que faz as pessoas permanecerem conosco.

Com isso, ajustamos nossa comunicação e estratégia para nos posicionarmos melhor como uma marca empregadora e atrairmos aquelas pessoas que possuem um melhor fit com a nossa cultura e propósito.

Além disso, com os feedbacks do nosso time, podemos planejar as próximas ações de melhorias e manter a Jera como um lugar único e ótimo para trabalhar.

Algumas ações que implantamos através do EVP:

  • Auxílio Home Office;
  • Aumento gradativo da faixa salarial;
  • Frequência maior de feedback;
  • Progressão profissional colaborativa;
  • Maior incentivo em capacitações.

Você já usou o Employee Value Proposition na sua empresa? Acompanhe os conteúdos no nosso blog para aprender mais sobre gestão de negócios.