Design & UX

Bamz, as cores e a idade

O estudo das cores, que combina conceitos de psicologia e teoria das cores, é conhecido como psicodinâmica das cores. Este estudo entende que as cores podem inspirar muitas ideias criativas no observador e no artista. Também aborda como diferentes cores podem assumir diferentes significados para pessoas de diversas culturas ou grupos.

Cada cor tem um significado próprio. No entanto, o contexto em que uma cor é usada pode alterar essa interpretação. Assim, enquanto o vermelho pode geralmente simbolizar sangue ou paixão, ele pode assumir um significado diferente quando colocado ao lado de outras cores, texturas ou tipografias.

A pesquisa do psicólogo Bamz, ativo na década de 1980, trouxe outra perspectiva interessante para o campo da psicodinâmica das cores. Ele propôs que a idade de um indivíduo pode influenciar sua preferência por cores específicas, argumentando que a lente do olho humano tende a amarelar com a idade, afetando a percepção da cor. Assim, enquanto uma criança absorve 10% da luz azul, um adulto mais velho pode absorver até 57%. Isso, segundo Bamz, pode explicar por que os adultos mais velhos tendem a preferir produtos com embalagens azuis.

Esquema de associação de cores para diferentes faixas etárias, embora essas associações possam variar entre indivíduos:

  • Vermelho: de 1 a 10 anos, associado à espontaneidade e efervescência.
  • Laranja: de 10 a 20 anos, ligado à aventura, excitação e imaginação.
  • Amarelo: de 20 a 30 anos, simbolizando arrogância, força e potência.
  • Verde: de 30 a 40 anos, associado ao esfriamento da energia juvenil.
  • Azul: de 40 a 50 anos, representando inteligência e pensamento.

Mas, lembre-se, os gostos para cores variam muito entre as pessoas. A idade pode ser um fator, mas a cultura, a personalidade e as experiências individuais também desempenham um papel significativo na determinação das cores preferidas de uma pessoa. O estudo das cores e seu impacto emocional é fascinante, revelando como o design e as cores podem influenciar nossa interação com o mundo.

 

Texto por Maiara Gomez.