Guia Rápido de ASO – App Store Optimization
Você já se perguntou como um aplicativo ganha destaque dentro da Play Store ou App Store, sendo que existem milhões deles? A resposta é simples: através de otimizações, assim como fazemos em SEO – Search Engine Optimization.
ASO ou App Store Optimization é uma estratégia para se destacar organicamente nas principais posições das lojas de aplicativos de cada sistema operacional (Android, iOS, etc).
Nesse texto você vai aprender o que é ASO, quais as principais diferenças de ASO e SEO, razões para usar essa técnica, quais são os principais fatores de posicionamento e boas práticas para cada uma das lojas.
O que é App Store Optimization ou ASO?
App Store Optimization é um conjunto de estratégias para melhorar a visibilidade e atratividade de um aplicativo dentro de lojas, Play Store para Android e App Store para iOS, com o propósito de aumentar o número de downloads.
Ambas lojas de aplicativos possuem pontos em comum, entretanto existem algumas diferenças em que é necessário tomar bastante cuidado na hora de subir seu app nessas plataformas.
A Play Store utiliza o sistema do Google, ou seja, as descrições devem ter textos atrativos que abrangem palavras-chave. Em contrapartida, a App Store utiliza o sistema do iTunes, onde você pode focar nas palavras-chave sem se preocupar tanto com a estrutura das frases.
Vale ressaltar que você pode complementar sua estratégia de ASO utilizando SEO. Assim, o seu aplicativo pode ser encontrado tanto em pesquisas dentro das lojas, quanto em pesquisas web.
Diferenças entre App Store Optimization e Search Engine Optimization
As estratégias de ASO (App Store Optimization) e SEO (Search Engine Optimization) são parecidas em alguns pontos, mas existem outros fatores que exigem cuidado para não serem confundidos.
Ambos são focados em buscas e possuem uma parte técnica e outra parte voltada para conteúdos. É necessário usar palavras-chaves para criar títulos e textos que encantem os usuários.
No entanto, no ASO só é possível colocar uma página no ar por loja, enquanto no SEO, podemos criar quantas páginas quisermos para abordar um mesmo assunto de diversas formas.
Também precisamos considerar que os momentos de descoberta de um aplicativo e de um site são diferentes. Os sites podem focar em diversas etapas do funil de venda, enquanto os app são focados em conversão, uma vez que o usuário na loja está comprometido em fazer o download.
Sendo assim, as palavras-chave devem ser pensadas com cuidado. No SEO, o usuário busca por frases, enquanto no ASO, o usuário utiliza palavras mais assertivas para encontrar o que ele quer.
Para exemplificar, pense em nosso case Aperta & Solta: As usuárias de buscadores podem chegar no site através de pesquisas no sentido de “como melhorar minha autoestima em relações íntimas?”, mas na loja de app, essas usuárias já sabem o que querem e pesquisam apenas por “pompoarismo”.
Por que utilizar App Store Optimization?
De acordo a pesquisa “How people discover, use, and stay engaged with apps” do Think With Google, 48% das pessoas descobrem novos apps em pesquisas dentro das lojas e 35% descobrem por recomendações da loja.
Os usuários orgânicos de um aplicativo engajam pelo menos 5x mais que os usuários pagos. E além disso, o tráfego orgânico impacta o desempenho de campanhas de anúncios de aplicativos.
Fatores de posicionamento em App Store Optimization
A parte mais importante é sempre estar olhando para as ações que estão sendo realizadas, pois isso é a otimização, sempre estar olhando seu produto e buscando oportunidades de melhoria.
Assim como no SEO, o ASO também possui diversos fatores de posicionamento que devem ser acompanhados, parte deles são voltados para o usuário, enquanto a outra parte são voltados para o algoritmo das lojas.
Palavras-chave
As palavras-chave são a parte mais importante de otimização. Procure as principais palavras-chave do seu negócio, o volume de busca e observe como seus concorrentes utilizam elas. Usem em títulos, descrições e textos no geral.
Como falamos anteriormente, a Play Store valoriza textos atrativos que contêm as palavras-chave e a App Store se baseia mais em frases sem necessidade de um texto tão elaborado.
Boas práticas:
- Máximo de 5 palavras para Play Store e 10 palavras para App Store;
- Utilizar as palavras-chave em títulos e descrições do app;
- Pesquise suas palavras-chave nas lojas e faça uma análise de quais outros apps estão utilizando elas e como estão utilizando;
- Não jogue as palavras de qualquer forma, faça um texto que agrade o usuário.
Título
O título é o principal fator de ranqueamento dentro das lojas de aplicativos. Sempre faça pesquisas de palavras-chave e acompanhe o desempenho do seu app com frequência para entender se o título pode ser otimizado.
Boas práticas:
- Máximo de 30 caracteres* para o nome e subítulo na App Store;
- Máximo de 30 caracteres* para Play Store.
*A conta de caracteres inclui espaços.
Descrição
Todos os textos dentro das lojas precisam ser pensados para que tanto o algoritmo quanto os usuários entendam. Aproveite o espaço de descrição para dizer o que é seu app, quais suas funcionalidades e quais benefícios ele possui.
Use os primeiros parágrafos para colocar as informações mais relevantes e não se esqueça de utilizar as palavras-chave e sinônimos. Utilize negritos e emojis para chamar a atenção.
Nesse ponto, as lojas apresentam algumas diferenças. Na App Store você tem um espaço de descrição, enquanto na Play Store você tem um espaço para descrição curta e outro para descrição longa.
Não se esqueça de sempre inserir na seção de novidades as novas atualizações, funcionalidades e correções de bug.
Boas práticas:
- Breve descrição de 80 caracteres*, apenas na Play Store;
- Texto promocional de 170 caracteres, apenas na App Store;
- Descrição completa de 4000 caracteres* na Play Store e App Store.
*A conta de caracteres inclui espaços e emojis.
Logo
Através da logo, o usuário consegue identificar uma marca, por isso, crie algo simples e alinhado com a identidade visual do seu negócio. E atenção para não utilizar algo que se pareça com de outro app famoso, para não confundir o usuário.
Dentro de alguns dispositivos, o ícone pode aparecer com as bordas arredondadas, então na hora de criar a sua logo, deixe a imagem arredondada também para evitar que a borda corte algum elemento.
Requisitos:
- Logo de 512px x 512px para Play Store e 1024px x 1024px para App Store.
Imagens
As imagens servem para que o usuário veja o diferencial do seu app. Nesse momento, ele decide se vai baixar o app ou não, por isso coloque imagens das principais funcionalidades e se possível coloque texto explicando cada tela.
Não se esqueça de tomar cuidado para não colocar imagens que não representem o seu app, pois as lojas podem reconhecê-las por fraude e punir o ranqueamento.
Boas práticas:
- Máximo de 16 imagens na Play Store e 6 imagens na App Store.
Vídeo
Os vídeos possuem o mesmo objetivo das imagens, mostrar as funcionalidades do app. Geralmente, eles aparecem como destaque dentro das lojas e começam automaticamente.
Na App Store, o upload do vídeo é dentro da loja, enquanto na Play Store, o vídeo pode ser algum que já esteja disponível no canal do YouTube da sua empresa.
Boas práticas:
- Duração máxima de 60 segundos.
Categoria
Alguns usuários acabam conhecendo novos aplicativos navegando na aba de categorias das lojas. Escolha a categoria que melhor se encaixa ao seu negócio e também veja qual categoria seus concorrentes usam.
Boas práticas:
- Não adicione categorias que não pertencem ao nicho do seu app.
Posicionamento geográfico
O posicionamento geográfico define em quais regiões seu aplicativo será distribuído. Esse é um ponto que merece atenção, pois dependendo dos casos, o posicionamento deve mudar.
Se o seu app for um jogo, você pode distribuí-lo mundialmente e impactar brasileiros que não estão no Brasil no momento. Mas se seu app for um serviço de entrega, coloque apenas para distribuir na região que o serviço atende.
Número de downloads
Os aplicativos mais baixados aparecem em primeiro lugar e algumas vezes até mesmo na homepage das lojas. O algoritmo também consegue monitorar o quanto os usuários são engajados no seu app.
Avaliação dos usuários
Grande parte dos usuários lêem as avaliações para decidirem se vão baixar ou não um aplicativo. As notas das avaliações também influenciam no posicionamento dentro das lojas.
Em caso de avaliações negativas, resolva rapidamente os problemas apontados, peça para que o usuário utilize o app novamente e deixe uma nova avaliação.
Boas práticas:
- Após alguns dias de uso, peça aos usuários ativos para avaliarem seu aplicativo, é possível colocar gatilhos para chamar os usuários a fazer isso, mas não abuse desse recurso.
Desinstalações
As desinstalações são ruins para o ranqueamento, pois as lojas consideram que o seu aplicativo está ruim. Evite as desinstalações atualizando seu app com novidades, benefícios e notifique seus usuários para continuarem engajados.
O mais importante também é ficar atento ao tamanho do seu app, pois de acordo a mesma pesquisa do Think With Google, os aplicativos mais pesados são os primeiros candidatos a serem desinstalados quando a memória do dispositivo está cheia.
Mensurar otimizações
Os resultados das otimizações podem ser acompanhados através do Analytics de cada loja, Google Play Console e Google Play Services para Play Store e App Analytics e App Store Connect para App Store.
Você também pode conectar seu aplicativo ao Google Analytics, Firebase e Crashlytics para visualizar relatórios do seu app em ambas as lojas.
As estratégias de App Store Optimization são esforços de longo prazo que sempre necessitam de otimização. Ou seja, você deve sempre acompanhar o desempenho do seu app e fazer otimizações com frequência.
Não se esqueça que apesar de sempre estarmos olhando para o algoritmo quando fazemos otimização, os resultados mais importantes partem de pessoas reais, sendo assim, busque entender quem são seus usuários.
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Texto por Júlia Estevam.