Desenvolvimento, Outros

A jornada dos Mugiwaras e o processo de desenvolvimento

Muitos de nossos vikings são grandes fãs de One Piece, por isso, é quase impossível acompanhar as aventuras dos Mugiwaras, o bando pirata do Luffy, e não ver um pouquinho do nosso dia-a-dia nelas.

Hoje trouxemos um texto um pouco diferente, relacionando alguns pontos que passamos no desenvolvimento de um projeto com as aventuras dos nossos piratas favoritos.

Reunindo os companheiros

Seja em um projeto pessoal, onde você vai buscar por pessoas para ajudar ou em times previamente pensados e montados, a primeira etapa é reunir seus companheiros em prol de um mesmo objetivo: fazer um projeto incrível. Cada um com sua própria personalidade e motivações, mas todos juntos em um só barco.

Se preparando para o desconhecido

Temos a ideia na cabeça e o planejamento no papel, mas tocar um projeto é como navegar em águas desconhecidas. Seja nas ferramentas que escolhemos, que podem ser novas e estamos tentando aprender, seja no desafio pessoal de cada um, como ser menos tímido e se comunicar melhor, todos estaremos nos desafiando a fazer coisas que nunca fizemos em algum momento, e a confiança no time fará toda a diferença.

Enfrentando o imprevisível

Não importa o quão experiente se seja, imprevistos sempre acontecerão. Por mais que se planeje o projeto em níveis pequenos, ainda teremos riscos, problemas e escolhas importantes que nos trarão consequências. Nessas horas, devemos confiar nas habilidades da equipe e seguir sempre olhando em frente.

Aprendendo com os erros

Tradução: Reclamar não vai ajudar em nada.

Desenvolver um projeto é como estar em um eterno processo de aprendizado, onde a todo momento conhecemos e aplicamos coisas novas, e errar é algo natural nesse processo todo. Devemos sempre olhar para os erros como oportunidades de melhoria e estender a mão para ajudar a resolver.

Jamais deixar um companheiro para trás mesmo que ocorram desentendimentos

Tradução: Seu idiota! Segura minha mão logo!

É praticamente impossível passar ileso de desentendimentos durante o desenvolvimento de um projeto, e nessas horas pensamos até em desistir ou querer que alguém saia. Mas o que fica no final de tudo é o aprendizado que se teve e os amigos que se fez durante o trajeto, então sempre priorize se abrir e tentar entender o companheiro. Você pode ter o temperamento do Zoro, mas tenha o coração e a empatia do Luffy.

Enfrentar problemas que às vezes parecem grandes demais

Às vezes o imprevisível se mostra como um problema gigante – ou pior, um monte deles! Mas com calma, jogo de cintura e uma boa estratégia é possível até usar isso a seu favor. Mas o que mais vai contar na hora de enfrentar um “rei do mar” do projeto vai ser o trabalho em equipe.

Não esquecer que também é preciso relaxar

A pandemia mudou completamente nosso relacionamento com o trabalho e o home office acaba contribuindo para que as vezes trabalhemos mais do que deveria, ou até que seja difícil se desligar. Eu sei que às vezes é quase impossível não pensar no famoso “mas e se eu tentasse fazer desse jeito?”, mas respeite seu horário e faça como o Zoro: tire uma soneca.

Celebrar as realizações

Terminou uma funcionalidade importante? Teve seu primeiro usuário? Corrigiu um bug que estava te tirando o sono? Conseguiu apresentar a ideia em público? Não importa o quanto uma conquista pareça pequena, ela nunca será pequena demais para não ser celebrada. Afinal, quem não gosta de uma boa desculpa para comemorar com os amigos?

Ser fiel aos amigos

​​Saber que você pode contar com alguém quando precisar é um dos tesouros mais preciosos que alguém pode ter. Confie no seu time e deixe que ele confie em você, afinal ou vencemos como um time, ou perdemos como um time. 

Estar disposto a ajudar independentemente da adversidade

Existem problemas que não conseguiremos resolver sozinhos, e uma parte importante do processo é entender isso. Pedir ajuda jamais será sinal de fraqueza, e se colocar à disposição para ajudar é algo digno do rei dos piratas.

Saber que algumas vezes teremos que deixar algumas coisas pra trás

Algumas vezes nos apegamos a pessoas ou coisas que teremos que deixar ir. É uma etapa dura do processo que talvez teremos que passar. Mas pense que por vezes estaremos deixando alguma coisa para trás para poder ter algo melhor.

Saber que a jornada é longa

Sejam meses ou até anos de projeto, seja mais de mil episódios de anime. A jornada às vezes é longa e enfrentaremos de tudo no caminho. Mas lembre-se que cada etapa da jornada nos torna mais fortes e o que se espera é que tudo valha tanto a pena que podemos até ter o pensamento de querer esquecer tudo só pra poder viver aquilo de novo!

 

Texto por Leonardo Kramer.