Marketing, Startups & Empreendedorismo

Aprenda como conseguir mais acessos para o seu site com SEO

Todo produtor de conteúdo digital deseja que seu site apareça no topo da primeira página do Google.  Mas a alta gama de conteúdos online ao redor do mundo acaba gerando muita competitividade pelas primeiras posições nos sites de busca.

Pensando nisso, existe o Search Engine Optimization (SEO), que são técnicas usadas na construção de um site ou blog. Elas proporcionam um melhor ranqueamento e pontuação para o seu negócio. Portanto, saber como utilizar as técnicas de SEO é o básico que todo produtor de conteúdo precisa para ter sucesso no seu site e atrair cada vez mais visitantes através do Google e outras plataformas de busca!

Se não existisse SEO, navegar na internet seria algo como um apocalipse digital. Todos os conteúdos seriam mostrados de forma aleatória, sem qualquer tipo de classificação, categoria ou ranqueamento. Seria muito difícil, por exemplo, encontrar o conteúdo desejado com boa qualidade.

Ok, entendemos até aqui que SEO é extremamente importante, certo?! Mas como otimizar o seu conteúdo com essas técnicas e aparecer na primeira página do Google?

Técnicas de SEO para otimizar seu site

São diversas as técnicas para deixar seu site de acordo com os padrões do SEO.  Implementar todas, de maneira correta, fará com que o seu conteúdo possua uma boa pontuação e ranqueamento. Algumas dessas técnicas são:

Conteúdo:  É essencial criar um conteúdo de qualidade, atualizado, organizado, padronizado e com boas descrições. O mais indicado é que o seu texto contenha materiais multimídia, ou seja, imagens e vídeos. Esses elementos de mídia fazem com que o seu usuário se sinta mais confortável ao navegar no site. 

Palavras-Chaves: Adquirir palavras chaves específicas e condizentes com seu conteúdo é fundamental para obter um bom ranqueamento. Para conseguir uma boa pontuação, é necessário que você repita diversas vezes durante sua página o foco principal do seu conteúdo.

Digamos que você tem um blog sobre culinária e um dos seus conteúdos é sobre como fazer bolo de chocolate com morango. As palavras bolo de chocolate com morango devem ser ditas diversas vezes durante o texto.

Desta forma sua palavra-chave ganhará densidade. Quando os algoritmos de pesquisa indexarem a sua página, saberão que ela se trata de “como fazer bolo de chocolate com morango”.

Mas cuidado para não exagerar, pois  terá punição. Você precisa repetir as palavras, mas de uma forma mais natural e fluída, não apenas jogadas na página. 

URLS Amigáveis:

Criar URLs intuitivas e com uma boa descrição do que seu conteúdo está fornecendo é essencial para ranquear bem a sua página. Por isso, as suas URLs precisam ser intuitivas e dizer sobre o que se trata seu site.

Veja na imagem abaixo alguns exemplos de URLs boas e ruins para o ranqueamento do conteúdo.

url-seo

Observe que nas URLs indicadas conseguimos entender qual é o conteúdo da página a partir do texto na primeira barra. As URLs não amigáveis são bastantes confusas e não informam sobre o que a página está oferecendo para o usuário.

Portanto, preste muita atenção na hora que for gerar suas URLs. Vale destacar também que elas são a primeira coisa que os algoritmos de buscas da Google analisam quando acessam sua página. Uma dica é você utilizar a sua palavra-chave principal na URL da sua página para otimizar melhor o seu conteúdo.

Experiência de usuário: Atualmente a experiência do usuário é tão importante quanto as técnicas citadas acima. Quando se trata deste assunto, os algoritmos de busca consideram vários fatores na hora de analisar se o seu conteúdo promove uma boa experiência para o internauta.  Eles são:

  1. Velocidade e otimização: é extremamente importante que seu site seja veloz e otimizado. Isso é, bem avaliado pelos usuários, pois conseguem navegar de forma fluída e rápida, e também pelos mecanismos de busca do Google e outros sites de pesquisa.
  2. Segurança: é indicado que o seu site proteja os dados e a conexão dos usuário. As melhores formas de fornecer esta proteção é obtendo o certificado SSL e implementando o protocolo HTTPS.
  3. Responsividade: quando criar um conteúdo digital, analise se o mesmo consegue se adaptar para dispositivos de diversos tamanhos, sem acontecer uma quebra do contexto da sua página. 
  4. Link building: link building acontece quando os sites bem visados começam a colocar o link do seu conteúdo no texto deles. Ou seja, recomendando o seu blog ou site, e fazendo de você uma referência quando se trata daquele assunto.

Ei ai, Gostou das dicas? Conseguiu entender até aqui?
Agora é com você! É hora de colocar em prática tudo o que aprendeu aqui e aumentar o número de acessos ao seu site!!

 

Texto: Vinicius da Silva
Imagem: Carol Pedrini