Eventos

Como foi o #QConSP 2011

Nos dias 10 e 11 de setembro rolou em SP um dos principais eventos de tecnologia do Brasil, o QConSP. O evento é organizado pelo pessoal da Caelum e do InfoQ Brasil e sempre agrega conteúdo relevante e excelente networking.

Este ano tive a oportunidade de palestrar na trilha “Agile no estado da arte” organizado pelo nosso grande amigo Rafael Rosa Fu. O tema da palestra foi: 5 anos em 1 – aprendendo a empreender. A idéia era falar sobre as conquistas da Jera em um ano de vida e mostrar como é possível ser uma empresa bacana e ainda de quebra dar certo.

Infelizmente não foi bem isso que aconteceu (escreverei um post sobre isso ainda essa semana) e até por isso a palestra foi muito mais bacana! Não é muito comum ver casos de insucesso sendo apresentados em uma trilha de “Agile no estado da arte”. Como o próprio Rafael disse, ele queria mostrar um caso de sucesso e de um insucesso e me convidou para a primeira opção, porém acabou não achando nenhum para a segunda. Ledo engano.

Pra variar, eu acabei ficando mais nos bastidores do que assistindo palestras, mas as que tive oportunidade de ver foram muito boas.

Assisti a palestra do também amigo Renato Wili falando – pasmém – sobre algumas falhas que a SEA cometeu ao longo dos anos e o que ele aprendeu com isso com o título “#Fail – Onde erramos e o que aprendemos com isso?“. Os slides estão aqui. Na sequência vi uma parte da palestra do pessoal da Bluesoft o André Faria e Luiz Faria com o título “Lições aprendidas em 4 anos de agilidade” que gostei bastante, além dos slides sempre extra bacanas (pena que não encontrei esses on-line, fica a dica). Antes um pouco vi a palestra do Danilo Sato da TW com o título “Refatoração em larga escala“, com uma série de “smells” e exemplos.

No domingo, devido ao hora extra do sábado acabei não assistindo os keynotes. Mas pude acompanhar bem a trilha de Agile começando pela excelente palestra do Rodolfo Ugolini da IBM com o título “Ferramentas ou processos não vão te salvar“. Ele falou bastante sobre como as pessoas entendem processos de software como a Silver Bullet para todos os problemas da empresa.

Vi também a palestra do Fernando de La Riva da Concrete Solutions sobre Lean Startups, que esse sim podemos chamar de um caso de sucesso. Apesar da gente ter boiado um pouco na terminologia técnica de mercado, ele conseguiu passar uma boa visão que a empresa dele está implementando, que incentiva os colaboradores a empreender para a empresa, inclusive contando com um fundo de investimentos para novos projetos. Tive a oportunidade de conversar bastante com o Fernando e com várias pessoas da equipe dele e gostei muito do que vi. Vale a pena ficar de olho no que esses caras estão aprontando!

Depois disso tivemos o Fábio Akita contando um pouco de história dos tempos onde programar era realmente difícil e mostrou também como muitos desenvolvedores de hoje são “rebeldes sem causa”. Como sempre uma palestra muito interessante. O gran finalle foi o anúncio da CodeMiner42, a empresa recém fundada por ele!

Depois disso mais um hora extra com excelente bate papo com Akita, Rafalel Rosa, Hiro Asari (do EngineYard), uma galera da TW e mais alguns outros que nos acompanharam.

Como era de se esperar, foi um ótimo evento! Uma oportunidade de rever alguns amigos e fazer novos. De trocar experiências e aprender com os erros dos outros. Obrigado pelo convite e por todos os feedbacks da minha palestra pelo twitter, foram de grande valia e motivação para todos nós da Jera. E parabéns para a organização que conseguiu realizar um ótimo evento.  E que venha a QConSP 2012!