Startups & Empreendedorismo

Persistência ou Insanidade?

Uma ideia é como um vírus: uma vez despertada, ela corrói o organismo de dentro para fora na incessante busca de realização. As ideias podem ser perigosas no sentido de se tornarem tão resistentes a ponto de transformar o indivíduo por completo, bem como todo o seu futuro e o das pessoas à sua volta.

Trecho extraído do filme: A Origem

Eu concordo plenamente com a afirmação de Christopher Nolan no excelente filme “A Origem”. Quando colocamos uma idéia na cabeça (como se diz na linguagem popular) é difícil de alguém nos impedir de prosseguir em busca de realiza-la.

Toda semana a gente recebe na Jera pessoas com ideias para serem desenvolvidas. Na cabeça de várias pessoas, só falta um desenvolvedor para que sua idéia de negócio digital seja um sucesso. Muitas pessoas vem conversar com a gente sem muito embasamento sobre como seu negócio vai gerar retorno ou até como seria viável lança-lo.

É fato de que quando acreditamos em uma ideia ficamos míopes para os pontos negativos de realiza-la. Existem pessoas que levam isso a um nível extremo, que passa pela teimosia, chegando à insanidade. O vídeo abaixo ilustra bem claramente o que estou dizendo:

Perceba que o inventor do Bullet Ball, Marc Griffin, fala com bastante convicção sobre sua idéia. Ele começa a conversa falando que o Bullet Ball um dia será um esporte olímpico! É realmente um objetivo ambicioso, mas talvez ele esteja muito relutante em escutar a opinião das pessoas. Quem sabe, esse feedback ajude-o a melhorar sua invenção ou de fato entender que sua proposta não tem real potencial de alcançar seu objetivo. Veja alguns comentários sarcásticos sobre o vídeo aquiaqui e aqui.

Por outro lado, olhando para o Marc Griffin, me pareceu que o negócio dele está gerando receitas o bastante para bancar seus custos. Me pareceu que o Bullet Ball encontrou um foco em clínicas de reabilitação. Ou não, pois até pouco tempo atrás o website deles estava vendendo a mesa por $44.00. Hoje o site já não está mais no ar.

Sinceramente, eu acho que o grande problema é a expectativa que as pessoas colocam nas suas ideias. Recentemente sofremos muito por isso na Jera. Criamos uma expectativa muito maior do que aquilo que estava ao nosso alcance e, no final das contas, a frustração foi grande.

Eu tenho escutado bastante que todo empreendedor de sucesso escutou várias que é um louco, que suas ideias não fazem sentido, acaba virando motivo de piada. Até ele provar que sua ideia funciona. Alguns negócios levaram anos para decolar, outros nunca sairão do chão. Muito do que temos visto sobre negócios digitais de sucesso no Brasil, estes serem produtos de uma série de fatores que muitas vezes nem os fundadores conseguirão explicar.

Acredito que hoje temos ferramentas que nos ajudam a validar se nossa ideia resolve um problema que vale a pena ser resolvido. Steve Jobs, Mark Zukerberg, e outras pessoas brilhantes que criam mercados e ditam tendências são exceções! Faça uso de técnicas para testar sua ideia, construa expectativas realistas e invista seu tempo e dinheiro com os pés no chão e sempre aprendendo!

Boa semana e boas ideias!