Manual de Tom e Voz: O que é e como fazer um?
Você conhece alguém que prefere pagar um pouquinho a mais em um produto de determinada marca ao invés de ir na opção mais barata? O branding é o grande responsável por promover essa escolha.
Empresas que investem em branding possuem marcas fortes e consolidadas no mercado, o que aumenta o reconhecimento e visibilidade, transformando-a em destaque entre os concorrentes.
Entretanto, muitos acreditam que o branding está relacionado apenas a identidade visual e se esquecem da comunicação. Nesse texto, vamos falar sobre a importância de encontrar o Tom e Voz de uma marca.
O que é o Tom e Voz?
O Tom e Voz são a personalidade de uma empresa, como se ela se tornasse uma pessoa com sua linguagem própria. Serve para marcar o que dizemos, como dizemos e porquê dizemos.
A voz é fixa e expressa os valores e personalidades de uma marca. Enquanto isso, o tom é mutável conforme cada situação, por exemplo, no LinkedIn a Jera busca ser mais séria enquanto no TikTok ela é mais descontraída, mas nunca perde sua essência no seu modo de falar.
Ter o Tom e Voz definidos ajuda a padronizar a comunicação de uma marca e ajuda os colaboradores a entender a essência do que estamos comunicando. Por isso, é extremamente importante criar um Manual de Tom e Voz.
Como criamos o Manual de Tom e Voz da Jera?
O Manual de Tom e Voz da Jera foi desenvolvido pelo time de Marketing com a ajuda do time de Design, ele surgiu da necessidade de ter documentado a forma como nos comunicamos.
Nós já tínhamos em mente como era nossa comunicação, mas não existia o manual. Então, como citamos anteriormente, alguns colaboradores tinham dificuldade em criar conteúdos com a essência da Jera.
O material foi baseado em pesquisas e testes, e aqui vamos contar um pouco sobre o “passo-a-passo” que fizemos.
Primeiro passo: Benchmarking
A Jera não tinha um Manual de Tom e Voz, como não queríamos fazer algo tão experimental, pesquisamos como outras empresas que admiramos estavam fazendo seus manuais.
Não há problema em pesquisar a forma que os outros fazem, o importante é usar como referência – ao invés de fazer uma cópia – e fazer seu próprio processo de construção do manual, assim ele será mais fiel à sua marca.
Segundo passo: Definindo quem é a Jera
O Tom e Voz são a personalidade de uma empresa, então o passo mais importante para criação de um manual é definir qual é essa personalidade. O time de Design aplicou pesquisas com os colaboradores da Jera para definirmos nossa persona.
Apesar da necessidade de criar nossa persona baseada na visão de quem trabalha conosco, usamos nossa percepção geral dos nossos valores para direcionar as perguntas e alternativas. Algumas perguntas foram:
Quais seriam os hobbies da Jera?
- Aprender coisas diferentes;
- Assistir filmes e séries;
- Experimentar comidas novas;
- Jogar video game;
- Ler HQ ou mangá;
- Ler livros;
- Navegar em redes sociais;
- Praticar algum esporte;
- Sair com os amigos;
- Outros.
Qual seria o pet favorito da Jera?
- Animais exóticos;
- Cachorro;
- Gato;
- Peixe;
- Tartaruga;
- Outros.
Você diria que a Jera seria uma pessoa muito…
- Agitada;
- Carismática;
- Colaborativa;
- Determinada;
- Empática;
- Focada;
- Prudente;
- Tranquila;
- Versátil.
Com o resultado do nosso formulário, definimos que essa é a persona da Jera:
Terceiro passo: Definindo o Tom e Voz
Continuamos as pesquisas, mas dessa vez pegamos exemplos de posts das nossas redes sociais para entender qual comunicação nossos colaboradores achavam mais agradável. Algumas perguntas foram:
Post sobre o case THE TOWN:
- THE TOWN é o maior evento de música, cultura e arte de São Paulo. Uma cidade multicultural, vibrante e intensa que abraça todos os ritmos: do jazz ao hip hop, do pop ao rock;
- É mais evento que você quer @? Pois o THE TOWN mal chegou e já é o maior evento de música, cultura e arte de São Paulo!;
- O THE TOWN, considerado o maior evento de música, cultura e arte da cidade de São Paulo, é o mais novo projeto desenvolvido pela Jera.
Reels/TikTok sobre nosso time:
- Que nosso time é repleto de talentos vocês já sabem, mas hoje resolvemos mostrar algumas habilidades que talvez vocês ainda não conheçam.
- O que o nosso time tem de talentos para desenvolver projetos, fica faltando para outras coisas…
- Conheça os grandes talentos da Jera.
Post sobre wireframes:
- Wireframes são esboços de telas de produtos digitais geralmente em escala cinza. Os wireframes podem ser usados para apresentar ao cliente a funcionalidade e estrutura do projeto, além de validar ideias;
- Vocês sabem o que são wireframes? Eles são os “esqueletos” dos nossos apps e são usados para mostrar aos clientes para dar um ok antes de sairmos desenvolvendo o resto;
- Os wireframes são esboços de telas de produtos digitais comumente feitos em escala cinza, que podem ser usados para demonstrar ao cliente a funcionalidade e estrutura do projeto.
Através das respostas do formulário, definimos o modo de falar da Jera e suas características mais importantes. Também trouxemos exemplos do que fazer e o que não fazer para ficar mais ilustrativo para todos.
Quarto passo: Definindo temas
Mais importante que definir os temas que a Jera conversa, é definir os temas que ela NÃO conversa. Nessa etapa, seguimos nossas diretrizes estratégicas e cultura para definir os temas.
Quinto passo: Definindo os canais de comunicação
Explicamos no começo do texto que o tom é mutável para cada situação. Por isso, é importante definir quais são os canais de comunicação que utilizamos e qual tom iremos usar em cada um deles.
Sexto passo: Apresentação para todos os colaboradores
O Manual de Tom e Voz não deve ser utilizado apenas pelos responsáveis pela “manutenção” da marca, mas por todos que se comunicam em nome de uma empresa.
Na Jera, nós apresentamos nosso manual durante o Dia D – um dia onde todos se reúnem para discutir nossos próximos objetivos para o ano – e relembramos que esse material deve ser utilizado sempre que vamos nos comunicar como colaboradores da Jera.
O Manual de Tom e Voz é mutável, então é importante ter em mente que, com o passar do tempo, ele pode – e deve – receber alterações de acordo com a percepção de todos.
Texto por Júlia Estevam.