Outros

Como funciona o processo de recrutamento e seleção na Jera?

O sucesso de uma organização depende essencialmente de seus colaboradores. Por isso, o processo de contratação de novos profissionais deve ser feito com muito cuidado.

O recrutamento e seleção envolve diversas etapas que buscam entender se o candidato à vaga é capacitado para ela e se está alinhado à cultura e aos valores da empresa.

Na Jera, o time de Gente & Gestão é responsável por realizar todo o recrutamento e seleção de novos talentos. Nesse texto, vamos contar cada etapa do nosso processo.

Primeira etapa: Inscrição dos candidatos

A princípio, o nosso processo de recrutamento e seleção começa com uma pesquisa em nosso banco de dados. Nessa parte, procuramos por indicações feitas por nossos colaboradores, porque seguimos o lema que “gente boa indica gente boa”.

Entretanto, sabemos que talentos incríveis estão em todos os lugares. Quando publicamos uma nova vaga, disponibilizamos o formulário para inscrição no processo seletivo para todos.

Inclusive, esse formulário sempre está ativo para pessoas interessadas em trabalhar com a gente. Você pode acessar ele por aqui e acompanhar nosso Instagram e LinkedIn para ficar de olho em novas vagas.

Segunda etapa: Fit cultural

Selecionamos os perfis que batem com o que precisamos para determinada vaga e convidamos as pessoas para realizar o nosso fit cultural.

O fit cultural é um formulário que possui algumas perguntas que nos ajudam a entender se os ideais e a cultura do candidato estão alinhados com aquilo que acreditamos.

Avaliamos os resultados em porcentagem e continuamos o processo com as pessoas que combinam 75% ou mais com a gente.

Mas para as pessoas que não obtiveram esse percentual, mandamos uma resposta via e-mail comunicando que o participante não passou, sempre tomando cuidado para não desanimar ninguém com o resultado.

Terceira etapa: Desafio técnico

O desafio técnico é diferente para cada área da Jera. O candidato terá cinco dias úteis para realizar o desafio e nós corrigimos o teste em cinco dias úteis a partir do dia que as respostas foram enviadas.

A correção do desafio técnico é realizada por um colaborador da área. Para facilitar nossa organização, colocamos todos os testes no Trello do time, para facilitar a visualização do andamento da correção.

Caso o candidato não passe na parte técnica, enviamos um feedback com pontos de atenção caso a pessoa deseje se aperfeiçoar. Também lembramos que o teste pode ser realizado novamente após três meses.

Os aprovados são convidados para realizar a próxima etapa do processo seletivo.

Quarta etapa: Entrevista

Nessa etapa, os candidatos são convidados para um bate-papo/entrevista. Dessa forma, vamos ter a oportunidade de conhecer melhor a pessoa, também conversamos sobre o desafio técnico e seus conhecimentos profissionais.

Além disso, analisamos partes mais pessoais, ou seja, qual é o perfil da pessoa e se ela está de acordo com a cultura e valores da Jera. Essa parte é crucial para entendermos se aquela pessoa é quem realmente desejamos para a vaga.

Encerrado o bate-papo, falamos que em dentro de cinco dias úteis retornaremos com uma resposta. Se o candidato não passar no processo, avisamos que ele pode participar novamente em três meses.

Existe a possibilidade da vaga ser preenchida por outra pessoa, mas se a gente gostar do candidato, mantemos o perfil dele em nosso banco de dados para futuros processos seletivos.

Quinta etapa: Aprovação

Se a pessoa for aprovada no bate-papo, enviamos a offer letter, ou seja, a proposta salarial, o modelo contratual (CLT, PJ ou estágio) e confirmamos suas área, líder e carga horário. Se o participante aceitar, partimos para a parte burocrática.

 

Acreditamos que o feedback é de extrema importância para todas as pessoas que se inscreveram em nosso processo seletivo. Entendemos que todos merecem uma resposta por sua participação.

Nós sempre devolvemos um feedback, sendo ele negativo ou positivo. Mesmo que seja uma notícia triste, precisamos olhar o autodesenvolvimento da pessoa, para que ela se aperfeiçoe ainda mais e, quem sabe, participe novamente do nosso processo seletivo.

 

Texto por Victor Klemba.