Startups & Empreendedorismo

Você faz networking?

De uns meses pra cá, eu estou em um processo de mudança na maneira como eu encaro (vivo) o meu trabalho. Estou tentando não separar o tal profissional do pessoal, do horário de trabalho do horário de lazer, não está sendo fácil mais está rendendo boas experiências e o tal “networking”  é a primeira que eu quero compartilhar com vocês.

Afinal de contas o que é o tal “fazer networking” que você lê e ouve dos pseudos “empreendedores-profissionais”? Sinceramente eu custo a entender, pois o que eu escuto é sempre a famosa receitinha:

  • Participe de eventos
  • Promova reuniões com outros profissionais com o mesmo interesse
  • Crie grupos (listas de email, twitter, site, etc) sobre o que você faz
  • Faça cases (software livre) para poder ser visto
  • Palestre…

Admito que fui um pato e segui essa receita. Ela da certo? Claro. Para todo mundo dá, é simplesmente o bom e velho “ser visto” e “não tenha vergonha de falar”. E por que eu estou me sentindo um pato? Oras bolas! você quer ser todo mundo? não foi por isso que você quis empreender, para ser diferente? Vai ficar seguindo receitinha?

Eu não vou investir, acreditar, sonhar e trabalhar junto com uma pessoa que não seja meu amigo, é isso que eu espero das pessoas com quem eu trabalho, sempre o melhor, sempre a sinceridade, é isso que eu dou a elas e se eu quero fazer a diferença com o meu trabalho eu preciso acreditar nas pessoas. Prefiro sofrer uma decepção com um amigo, do que ver o meu cliente/parceiro virar um inimigo, não armo mais trincheiras, eu discuto a relação.

Por isso eu não faço mais networking, eu faço amigos(as).