Eventos

Review JavaOne 2010

O JavaOne é  um dos maiores e mais tradicionais eventos de tecnologia do mundo e acontece desde 1996 nos EUA.

E nunca na história desse país tivemos um JavaOne, mas nesse governo, isso aconteceu” (by Lula). Mais precisamente em São Paulo nos dias 07-08-09/12 juntamente com o Oracle Open World,  e a pergunta que todos queriam fazer era sobre o futuro do Java e quais seriam as intervenções da Oracle para dar continuidade à plataforma.

No início tinha muita gente engravatada, causando um certo choque de cultura com a galera Java, eu achei que estava no evento errado. A estrutura do evento era gigante e o Luciano Castilho fez um vídeo muito legal dos bastidores.

Acredito que a maioria dos participantes do evento se surpreenderam com o tratamento que a empresa está demonstrando com a tecnologia e como foi comentado no blog da Caelum: “Todos os sistemas da empresa são baseados em Java, e a possibilidade deles estragarem com algo diminuiu bastante“.

A galera do JUGMS compareceu, representada por: Edilmar, João BoscoLuciano Castilho e eu. Foi uma verdadeira maratona de discussão, aprendizagem e muito conversa jogada fora :) com esses caras, sangue bom ao extremo.

No primeiro dia …

Foi falado sobre entrega do java 7 para ser lançado no meio de 2011, menos Lambda, Jigsaw, e parte do Coin, deixando algumas promessas para o java 8 que será lançado no final de 2012. Ainda se falou sobre a revolução dos java 7, 8 e 9, tais como simplificação de código (operador diamante e propriedades sem get e set), exploração da computação paralela para aumentar a performance (projeto lambda jsr 335).

O vice-presidente deixou claro que algumas evoluções na tecnologia vieram não para melhorar o desempenho da linguagem Java, mas sim para melhorar a performance de linguagens dinâmicas que rodam na JVM, citando o Bytecode InvokeDynamic como exemplo. Muitas pessoas reclamaram da lentidão na atualização da linguagem, mas na minha opinião, a Oracle está certa em dar continuidade na evolução da plataforma p/ linguagens dinâmicas, não vou me estender sobre isso, o Gilliard fez um post muito legal recentemente sobre:  Será que o Java 7/8 faz falta mesmo?

A próxima versão do JSF 2.1 com um maior número de funcionalidades como o xml livre de especificação e na versão 2.2 trará recursos para a integração com o html 5.0. Já no JPA 2.1 não foi prometido nada demais, apenas algumas melhorias das funcionalidades de Query.

A Oracle não esqueceu do Java ME e sua grande promessa é o java mobile voltado para o mundo web para aproximar cada vez mais da web, Html, javascript em um mesmo ambiente. JavaME morreu? Não, não mesmo, só para termos uma noção, a TIM abriu uma loja ao estilo AppStore para aplicativos JME. Durante o evento nada oficialmente foi comentado sobre Android e o processo que está rolando contra o Google.

No final do dia houve uma reunião dos JUG Leaders conduzida pelo Bruno Souza, onde ficou decidido a criação de uma lista para discussão sobre o Open JDK e uma outra para os JUG Leaders do Brasil para organização das comunidades.

Veja todas as fotos no Flickr

No segundo dia …

Todas as salas do JavaOne estavam lotadas e com muita gente pra fora, o espaço destinado para o JavaOne não conseguiu comportar a quantidade de inscritos, o que causou uma revolta coletiva. Estranho a organização não ter percebido isso antes, foi bizarro. Eu aproveitei bastante para trocar idéia nos corredores e stands da GlobalCode e Caelum.

Arun Gupta, o cara do JavaEE e Glassfish dominou, fez uma excelente palestra sobre JEE e demonstrou de maneira muito simples como montar um Cluster com Glassfish. Em uma outra palestra ele falou sobre JSF 2 e CDI.

O Vinícius Senger apresentou “Automatizando sua casa usando Java, JAVAME, JAVAFX e Open Source Hardware” e deu um verdadeiro show de criatividade e reais oportunidades de mercado.

Algo que chamou bastante atenção também foi o stand da TOTVS que demonstrava um produto deles chamado Sticker Center, é algo parecido com uma AppStore só que para TV Digital, onde será disponibilizada várias aplicações desenvolvidas em “Ginga”. Eles mostraram dois casos bem legais que fizeram para a Rede Globo, veiculando uma enquete durante jogos da copa do mundo e novelas.

No fim do dia teve um debate de altíssimo nível sobre frameworks web, promovido pela comunidade, onde alguns representantes falaram sobre o que mais gostam de usar e porque, sem aqueles ataques sem sentido de que o “meu framework é melhor que o seu, porque o seu é uma *$%!- mesmo eu nunca tendo usado”.

No terceiro dia …

Tivemos alguns destaques, Paulo Silveira falou sobre Servlet 3.0 e o AJAX Push, demonstrou uma demo bem legal explicando as reais vantagens. Guilherme Silveira falou sobre como criar sistemas com JAX-RS e o futuro de implementações pensando como REST. Para encerrar o evento Bruno Souza e Fabiane Nardoni falaram sobre o “Futuro do desenvolvedor”, um pouco das tendências da comunidade em geral.

Enfim …

Fiquei com a impressão que tem tudo para dar certo o casamento da Oracle com comunidade Java. Porque digo isso?

Acredito que a Oracle tem um “TIME” de BUSINESS muito melhor do que a SUN; Somando-se a isso uma comunidade antenada e não fechada só em “seu mundinho” (eu insisto em acreditar nisso).