Desenvolvimento, Design & UX

Como pequenos ajustes de usabilidade podem impactar na experiência do usuário final

Muitas vezes, ao longo do desenvolvimento de um projeto, é comum identificarmos pontos de melhoria na solução que está sendo desenvolvida, principalmente ajustes de usabilidade que podem impactar na experiência do usuário.

Usabilidade nada mais é do que o grau de facilidade com que os usuários lidam com uma ferramenta. Ou seja, é a maneira com a qual um dispositivo ou funcionalidade de um software é desenvolvido para o cumprimento de seu objetivo. 

A usabilidade existe para facilitar essa relação entre seres humanos e tecnologia, e quando não empregada da forma correta ou ignorada, pode gerar impactos negativos, como o que ocorreu em relação às diversas mudanças feitas pelo Instagram, por exemplo.

Para contextualizar melhor, vamos usar como exemplo o Zelia App, uma solução desenvolvida por nós que ajuda as pessoas a economizar tempo, facilitando as suas escolhas de vestimentas e fazendo recomendações personalizadas de acordo com as roupas que você coloca no guarda-roupa.

Ao longo do desenvolvimento, identificamos que algumas telas necessitavam de pequenos ajustes que iriam impactar diretamente na experiência do usuário, como por exemplo, a presença de alguns textos que pareciam um botão, o que poderia gerar confusão e frustração no usuário final por não conseguir realizar nenhuma ação clicando no “botão”.

Antes:

Depois:

Outra questão que poderia ter um impacto na usabilidade do app, foi o comportamento de descer o teclado quando o usuário clicasse em qualquer posição da tela, que ainda não tinha sido implementado.

Antes:

 

Depois da implementação de abaixar o teclado:

 

Além disso, a ausência do autofocus faria com que o usuário precisasse clicar em cada campo de texto para conseguir digitar. Já com o autofocus não é preciso clicar em cada campo, conforme o usuário digita o cursor corre sozinho.

Antes do autofocus:

 

Depois do autofocus ser implementado:

 

A ausência desses detalhes, aparentemente simples, podem ter um impacto negativo na experiência dos usuários do app. Tratam-se de comportamentos que, quando presentes na solução, podem até passar despercebidos, mas quando ausentes, fazem muita falta pro usuário final.

 

Por isso, na hora de desenvolver uma solução, é sempre importante garantir uma boa experiência para os usuários do app, colhendo feedbacks através de testes de usabilidade, testes de regressão, lançamento interno do produto e do(a) próprio(a) cliente, antes de lançar a solução no mercado.

Texto por Joice Araujo.