Como começar na área da tecnologia?
Se você começou a se interessar por tecnologia e se encantou com as possibilidades que existem, mas ainda não sabe por onde começar, nossa dev Laís trouxe algumas dicas que podem te ajudar!
Caso você deseje começar um curso superior e o seu foco seja o mercado de trabalho, aposte em um curso técnico. Com ele, você termina mais rápido e o foco não é a teoria, é mais prático. Você pode procurar um estágio durante o curso, como o Jera Academy, o que vai te ajudar muito, pois somente no dia a dia que você realmente vai entender algumas coisas.
Mas se você gosta da área acadêmica, de pesquisa e gosta de teoria, então escolha cursos como engenharia e ciência. O conteúdo é abordado de uma forma muito mais detalhada e você entende muito mais sobre como as coisas funcionam internamente.
Caso você já esteja em um curso, aproveite as oportunidades. Faça pesquisa, participe de eventos, não se esqueça que quem é visto, sempre é lembrado. Foi através de eventos que a Laís conseguiu a oportunidade de estar na Jera hoje.
Mas se você não tem interesse em uma faculdade, não tem problema também, estudando por conta própria você também consegue ótimas oportunidades! O importante é ter foco e se dedicar de verdade, tente fazer os exemplos e exercícios. Nessa área não adianta só olhar, você tem que praticar. Hoje temos vários cursos e plataformas gratuitas e pagas para estudar, como a Udemy, Fundação Bradesco, Google Developers, Rocketseat, etc.
Um ponto muito importante e que muda completamente a sua experiência é o networking. Crie um perfil no LinkedIn, siga pessoas da área desejada, acompanhe outras comunidades nas redes sociais, interaja, participe de eventos e converse com outras pessoas, isso com certeza vai te deixar mais confortável e um passo à frente para conquistas!
Uma das coisas mais importantes é você saber respeitar o seu tempo e a sua história. No começo o aprendizado é mais lento, mas depois você vai perceber que com o tempo todas as coisas se encaixam. Cada pessoa tem seu processo de evolução e suas lutas diárias, então foca em você e comemore cada pequena conquista!
Texto por Laís Matie.