Outros

Tecnologias da Copa do Mundo

A Copa do Mundo de 2022 não é só o evento mais aguardado do ano como também será um ponto central de novas tecnologias.

A sede da Copa do Mundo deste ano será o Qatar, um dos países mais ricos e tecnológicos do planeta, logo, podemos aguardar grandes surpresas.

Separamos abaixo algumas soluções tecnológicas mais aguardadas e que, em um futuro próximo, poderão fazer parte do nosso dia a dia.

Inteligência Artificial – Impedimentos

No teto dos estádios haverão 12 câmeras, equipadas com recursos de machine learning, para filmar e rastrear pontos dos corpos dos jogadores durante toda a partida verificando se algum deles está em condição de impedimento.

Essa solução reduz o tempo de paralisação do jogo, necessário para que seja possível analisar manualmente esse posicionamento e retira a intervenção humana do processo, minimizando as polêmicas em caso de erros.

Essas informações também servirão para montar imagens 3D, que serão passadas nos telões para os torcedores tirarem suas próprias conclusões.

Internet das Coisas – Camisetas inteligentes 

Na Copa do Mundo deste ano, as camisetas dos jogadores vão usar a IoT (Internet of Things) para auxiliar no treinamento. Assim, como os relógios e pulseiras inteligentes, o tecido contará com instalação de microsensores que identificarão níveis de estresse, temperatura do corpo, hidratação e outros sinais importantes.

O objetivo das camisetas inteligentes é gerar dados para a equipe técnica e assim prevenir problemas de saúde.

Lusail – A smart city

A cidade de Lusail foi milimetricamente construída do zero, contando com vários dispositivos inteligentes que poderão dar informações de mobilidade urbana e comunicação.

Por se tratar de um país desértico, um ponto crítico considerado na organização do evento é a questão da temperatura. Uma técnica de refrigeração será instalada nos estádios, permitindo que a temperatura não ultrapasse 26ºC independente do clima externo.

Outra inovação que promete muito é a interatividade total através do 5G. A nova conexão garante estabilidade e alta velocidade se comparando com qualquer outra opção de conectividade sem fio para que os usuários se conectem e interajam com o restante do mundo.

Além disso, os turistas contarão com iluminação especial, táxi aquáticos, hotéis flutuantes, rotas bem planejadas e muito mais.

 Al Rihla – A bola mais rápida da história

A bola oficial da Copa promete ser a mais rápida da história. A tecnologia speedsheel, encontrada no revestimento da bola, tem a finalidade de aumentar a aerodinâmica, velocidade e precisão.

Além disso, a bola terá um chip de geolocalização sensível ao toque. Esse sistema trabalhará em conjunto com o VAR, comunicando o árbitro de campo se o jogador estiver em posição de impedimento.

 

Com todas essas tecnologias, o Mundial do Catar tem um custo estimado de US$200 bi, liderando o ranking de países que mais investiram no evento.

 

Texto por Maiara Gomes.