Design & UX

Mulheres Que Inspiram – UX e a importância da comunicação com o usuário

A essência do UX é conhecer a pessoa usuária para entender a melhor forma que a sua solução pode atendê-la. O contexto e a comunicação com o usuário são etapas essenciais para aprimorar seu projeto.

Nós da Jera, em parceria com o projeto Developer Girls, realizamos a terceira live da série Mulheres Que Inspiram. Dessa vez, abraçamos outras áreas da tecnologia e abordamos User Experience Design ou Design de Experiência do Usuário.

Nossa convidada foi a Fernanda Amorim, Product Designer no iFood. Nesse texto, vamos listar os principais aprendizados da live, mas você também pode assistir a gravação completa no nosso canal do YouTube.

Desafios de início de carreira

Fernanda compartilhou com a gente que a primeira vez que ela começou a trabalhar com produto foi em 2019 em uma empresa pequena. Ela disse que era a única e, aparentemente, a primeira designer.

Lá, já havia um produto rodando, entretanto ele tinha sido feito apenas por desenvolvedores. Então, o produto não tinha um foco maior na usabilidade do usuário. 

Sendo assim, o primeiro desafio foi reestruturar o sistema. Ela contou que por a empresa ser muito pequena, no momento não existiam processos de pesquisa e ela precisou usar os recursos que já estavam disponíveis. 

Além disso, ela disse que se uma empresa não consegue focar em pesquisas, ainda assim é possível aplicar princípios de UX. Você pode ler nosso texto sobre Análise Heurística para identificar os principais problemas de um sistema.

Para enfrentar o desafio, Fernanda conversou com pessoas da empresa e entrou em contato com clientes. Assim, ela conseguiu priorizar os principais problemas do produto.

Design não é só estética

A interface é apenas um detalhe que vai tornar palpável tudo o que aprendemos sobre o usuário e, é também, a forma que foi encontrada de resolver um problema.

Fernanda pontuou: se não estamos resolvendo um problema, então estamos apenas criando ideias que são invenções, que não irão gerar resultados e não se tornarão algo viável.

Às vezes é preciso abrir mão de alguns papéis dentro do time

Perguntaram para Fernanda se ela acha que é possível conciliar liderança e fazer design. Ela respondeu que acredita que tudo é possível, mas que, pessoalmente, ela se sente sobrecarregada e dá mais atenção para um papel do que para outro. 

Uma solução que ela trouxe para liderar e executar, é liderar por exemplo, ou seja, fazendo junto com o time e ajudando a facilitar as coisas. O líder não vai necessariamente parar de atuar, porém a frequência será menor, o que inevitavelmente faz o líder ter uma visão de fora do time.

Liderar não é tarefa fácil

Continuando o tema de liderança, a Fernanda contou que o começo foi desafiador pela falta de experiência, mas ela começou a conversar com pessoas no LinkedIn para pedir dicas.

Além disso, ela fez cursos sobre liderança, se atentou aos contextos das pessoas que ela conversava e a empresa que ela estava, e também fez testes para ver quais estratégias funcionavam ou não.

Ela disse também que “pessoas” são outro ponto desafiador, pois existem diversas pessoas diferentes dentro de um time, então, é necessário saber como lidar com diferentes perfis.

O usuário importa

Não adianta ter apenas uma ideia, uma ideia é apenas uma ideia. A gente precisa resolver um problema, entender as reais necessidades dessa pessoa e como vamos conseguir atender os desejos e resolver as dores.

Então, precisamos saber primeiro quem é essa pessoa. A dor de quem estamos resolvendo? Existe de fato alguém que tenha essa dor? Precisamos entender como a pessoa pensa, o que ela pensa, como ela fala e o que ela faz.

A Fernanda acredita que uma boa solução de design deve resolver um problema, ser fácil para as pessoas e tem que ter o apoio de todos, ou seja, uma interface que interage com outras áreas.

Bons profissionais sabem se comunicar

A comunicação é super importante, aprender a ouvir as pessoas e absorver as informações para conseguirmos montar nossa linha de raciocínio, e assim explicar o motivo de estarmos fazendo o que estamos fazendo.

Precisamos saber explicar como chegamos em uma solução e porquê ela é melhor que as outras. Assim, conseguimos defender melhor o nosso trabalho. 

Mostre seu trabalho

Fernanda continua falando sobre mostrar o como e porque estamos fazendo nosso trabalho. No caso dos designers, defender que o trabalho não é meramente algo visual.

Se mostramos nosso processo e nossa linha de raciocínio, é possível explicar, com confiança, o motivo pelo qual a solução que escolhemos é a melhor solução entre todas.

Argumentos fazem com que as pessoas acreditem no seu trabalho e aceitem melhor o que está sendo proposto. 

 

Assista a conversa inteira com a Fernanda Amorim no nosso canal do YouTube e não se esqueça de seguir a Jera e o Developer Girls nas redes sociais para ficar por dentro das próximas lives.