Marketing

Como utilizar a Análise de SWOT para otimizar o seu negócio

A análise de SWOT é uma ferramenta de marketing, utilizada para auxiliar organizações na gestão e no planejamento estratégico. A análise busca olhar para duas dimensões de uma empresa, a externa e a interna.

Como resultado, é possível ter conhecimento assertivo sobre o cenário mercadológico, segurança na tomada de decisões, previsões de tendências e criar estratégias para dificuldades que possam existir.

O que é Análise de SWOT?

A análise de SWOT é um instrumento para desenvolver uma matriz 2×2, onde separamos influências externas/internas e positivas/negativas que existem no cenário onde uma organização está inserida.

O nome SWOT é uma sigla em inglês para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em português, essa ferramenta também é conhecida como Análise FOFA.

As oportunidades e ameaças são influências de origem externa, o que a empresa não tem controle. Enquanto as forças e fraquezas são influências internas, são passíveis de mudanças.

Primeiro passo: o planejamento estratégico

Os pontos que serão levantados durante a análise podem ajudar ou atrapalhar o planejamento estratégico. Sendo assim, o primeiro passo, e o mais essencial, é olhar para o planejamento estratégico da empresa.

A missão e a visão da organização oferecem subsídios para entender a influência de cada ponto da pesquisa na realidade da empresa. Também podemos entender quais ações devem ser priorizadas e quais não necessitam de urgência.

Segundo passo: a análise

A melhor maneira para levantar todos os pontos da análise é reunir toda a equipe da empresa e separar as influências da organização em três ambientes: o macro ambiente, o ambiente setorial e o ambiente interno.

Macro Ambiente

O macro ambiente diz respeito aos aspectos de caráter nacional, ou até mesmo mundial, e não é possível interferir na maneira como funcionam. Esse ambiente é dividido em quatro tópicos: forças político-legais, forças econômicas, forças tecnológicas e forças sociais.

Forças Político-Legais

As forças político-legais são as legislações e regulamentações que influenciam a organização. No caso da Jera e de nossos clientes, um bom exemplo é a Lei Geral De Proteção De Dados.

Forças Econômicas

PIB, taxa de juros, estabilidades ou crises econômicas são fatores que podem influenciar diretamente todo o ciclo de uma empresa.

Forças Tecnológicas

As inovações ou tecnologias podem ser grandes oportunidades ou grandes ameaças dependendo do setor.

Forças Sociais

As forças sociais são tradições, cultura e valores de uma sociedade. Ela influencia diretamente na percepção do consumidor.

Ambiente Setorial

O ambiente setorial são as forças de mercado que estão mais próximas da empresa. O método mais famoso para fazer essa análise é através das cinco forças de Porter: clientes, fornecedores, concorrentes, novos concorrentes e produtos substitutos.

Cinco Forças De Porter

O método consiste na análise de competição entre as empresas, o autor propõe uma análise baseada em cinco forças competitivas básicas.

Clientes

São os que exigem mais qualidade por um menor preço. Modelam os preços, colocam empresas sob pressão e são quem colocam os concorrentes uns contra os outros.

Alguns pontos que podem ser observados:

  • Preço da compra;
  • Disponibilidade de informação;
  • Existência de produtos substitutos.
Fornecedores

Os fornecedores, seja de matérias-primas, componentes ou serviços, podem ser uma fonte de poder. Os fornecedores podem recusar-se a trabalhar com a empresa ou cobrar preços elevados para recursos únicos.

Alguns pontos que podem ser observados:

  • Grau de diferenciação dos insumos;
  • Custo de produção em relação ao preço de venda do produto;
  • Quantidade e opções de fornecedores.
Concorrentes

Em alguns casos, é o principal determinante de competitividade do mercado.

Alguns pontos que podem ser observados:

  • Número de concorrentes;
  • Taxa de crescimento da indústria;
  • Diversidade de concorrentes;
  • Nível de publicidade; etc.
Novos Concorrentes

Os novos entrantes no mercado. Caso existam barreiras que dificultem a inserção de novas empresas no mercado, a ameaça de entrada é pequena, caso contrário, não.

Alguns pontos que podem ser observados:

  • A existência de barreiras de entrada;
  • Acesso aos canais de distribuição;
  • Diferenciação dos produtos;
  • Marca.
Produtos Substitutos

A existência de produtos e serviços que solucionem o problema do público-alvo da sua empresa.

Alguns pontos que podem ser observados:

  • Relação preço/rendimento;
  • Nível de diferenciação do produto;
  • Poder de barganha do comprador;
  • Qualidade do produto.

Ambiente Interno

O ambiente interno é um dos pontos fortes e fracos da organização. A análise do ambiente interno pode mostrar fontes de vantagem competitiva ou expor deficiências que devem ser corrigidas. É possível analisar o ambiente interno através de recursos ou competências.

Análise Por Recursos

Quando os recursos são bem gerenciados e atuam de maneira sinérgica, eles possuem vantagem competitiva sustentada.

Recursos Humanos

 Alguns pontos que podem ser observados:

  • Qualificação dos funcionários;
  • Modelo de liderança;
  • Taxa de rotatividade;
  • Motivação.

Recursos Organizacionais

São as estratégias delineadas pela administração

Alguns pontos que podem ser observados:

  • Estrutura da empresa (em relação à estratégia);
  • Objetivos da empresa;
  • Metas dos funcionários.
Recursos Físicos

Alguns pontos que podem ser observados:

  • Tecnologia;
  • Rede de distribuição;
  • Capacidade de fornecedores.

Análise Por Competências

As competências são o conjunto de habilidades e tecnologias que garantem um benefício para seus clientes e um diferencial em relação à concorrência.

Terceiro passo: o cruzamento

O cruzamento é o momento de avaliar quanto cada ponto interfere ou não a empresa, de acordo o planejamento estratégico.

Até que ponto essa Força me permite aproveitar essa Oportunidade?

  • Se me permite aproveitar muito = 2
  • Se me permite aproveitar pouco = 1
  • Se não me permite aproveitar = 0

Até que ponto essa Força me defende dessa Ameaça?

  • Se me defende muito = 2
  • Se me defende pouco = 1
  • Se não me defende = 0

 Até que ponto essa Fraqueza  não me deixa aproveitar  essa Oportunidade?

  • Se limita muito meu aproveitamento = 2
  • Se limita pouco meu aproveitamento = 1
  • Se não limita meu aproveitamento = 0

O quanto essa Fraqueza me deixa vulnerável  frente a esta Ameaça?

  • Se me deixa muito vulnerável = 2
  • Se me deixa pouco vulnerável = 1
  • Se não me deixa vulnerável = 0

O resultado do cruzamento posiciona a empresa em um dos quadrantes.

Quarto passo: o resultado

Depois do resultado dos cruzamentos, se soma todos os tópicos e o resultado posiciona a empresa em um dos quadrantes: sobrevivência, manutenção, crescimento e desenvolvimento.

A partir desses resultados, somado com outras análises, você consegue onde sua empresa se encontra no mercado, auxilia a priorização de ações e tomada de decisões.

 

Aqui na Jera, além de desenvolvermos aplicativos, também ajudamos empresas a identificar as melhores oportunidades no mercado. Entre em contato com a gente. 😉