Como utilizar a Análise de SWOT para otimizar o seu negócio
A análise de SWOT é uma ferramenta de marketing, utilizada para auxiliar organizações na gestão e no planejamento estratégico. A análise busca olhar para duas dimensões de uma empresa, a externa e a interna.
Como resultado, é possível ter conhecimento assertivo sobre o cenário mercadológico, segurança na tomada de decisões, previsões de tendências e criar estratégias para dificuldades que possam existir.
O que é Análise de SWOT?
A análise de SWOT é um instrumento para desenvolver uma matriz 2×2, onde separamos influências externas/internas e positivas/negativas que existem no cenário onde uma organização está inserida.
O nome SWOT é uma sigla em inglês para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em português, essa ferramenta também é conhecida como Análise FOFA.
As oportunidades e ameaças são influências de origem externa, o que a empresa não tem controle. Enquanto as forças e fraquezas são influências internas, são passíveis de mudanças.
Primeiro passo: o planejamento estratégico
Os pontos que serão levantados durante a análise podem ajudar ou atrapalhar o planejamento estratégico. Sendo assim, o primeiro passo, e o mais essencial, é olhar para o planejamento estratégico da empresa.
A missão e a visão da organização oferecem subsídios para entender a influência de cada ponto da pesquisa na realidade da empresa. Também podemos entender quais ações devem ser priorizadas e quais não necessitam de urgência.
Segundo passo: a análise
A melhor maneira para levantar todos os pontos da análise é reunir toda a equipe da empresa e separar as influências da organização em três ambientes: o macro ambiente, o ambiente setorial e o ambiente interno.
Macro Ambiente
O macro ambiente diz respeito aos aspectos de caráter nacional, ou até mesmo mundial, e não é possível interferir na maneira como funcionam. Esse ambiente é dividido em quatro tópicos: forças político-legais, forças econômicas, forças tecnológicas e forças sociais.
Forças Político-Legais
As forças político-legais são as legislações e regulamentações que influenciam a organização. No caso da Jera e de nossos clientes, um bom exemplo é a Lei Geral De Proteção De Dados.
Forças Econômicas
PIB, taxa de juros, estabilidades ou crises econômicas são fatores que podem influenciar diretamente todo o ciclo de uma empresa.
Forças Tecnológicas
As inovações ou tecnologias podem ser grandes oportunidades ou grandes ameaças dependendo do setor.
Forças Sociais
As forças sociais são tradições, cultura e valores de uma sociedade. Ela influencia diretamente na percepção do consumidor.
Ambiente Setorial
O ambiente setorial são as forças de mercado que estão mais próximas da empresa. O método mais famoso para fazer essa análise é através das cinco forças de Porter: clientes, fornecedores, concorrentes, novos concorrentes e produtos substitutos.
Cinco Forças De Porter
O método consiste na análise de competição entre as empresas, o autor propõe uma análise baseada em cinco forças competitivas básicas.
Clientes
São os que exigem mais qualidade por um menor preço. Modelam os preços, colocam empresas sob pressão e são quem colocam os concorrentes uns contra os outros.
Alguns pontos que podem ser observados:
- Preço da compra;
- Disponibilidade de informação;
- Existência de produtos substitutos.
Fornecedores
Os fornecedores, seja de matérias-primas, componentes ou serviços, podem ser uma fonte de poder. Os fornecedores podem recusar-se a trabalhar com a empresa ou cobrar preços elevados para recursos únicos.
Alguns pontos que podem ser observados:
- Grau de diferenciação dos insumos;
- Custo de produção em relação ao preço de venda do produto;
- Quantidade e opções de fornecedores.
Concorrentes
Em alguns casos, é o principal determinante de competitividade do mercado.
Alguns pontos que podem ser observados:
- Número de concorrentes;
- Taxa de crescimento da indústria;
- Diversidade de concorrentes;
- Nível de publicidade; etc.
Novos Concorrentes
Os novos entrantes no mercado. Caso existam barreiras que dificultem a inserção de novas empresas no mercado, a ameaça de entrada é pequena, caso contrário, não.
Alguns pontos que podem ser observados:
- A existência de barreiras de entrada;
- Acesso aos canais de distribuição;
- Diferenciação dos produtos;
- Marca.
Produtos Substitutos
A existência de produtos e serviços que solucionem o problema do público-alvo da sua empresa.
Alguns pontos que podem ser observados:
- Relação preço/rendimento;
- Nível de diferenciação do produto;
- Poder de barganha do comprador;
- Qualidade do produto.
Ambiente Interno
O ambiente interno é um dos pontos fortes e fracos da organização. A análise do ambiente interno pode mostrar fontes de vantagem competitiva ou expor deficiências que devem ser corrigidas. É possível analisar o ambiente interno através de recursos ou competências.
Análise Por Recursos
Quando os recursos são bem gerenciados e atuam de maneira sinérgica, eles possuem vantagem competitiva sustentada.
Recursos Humanos
Alguns pontos que podem ser observados:
- Qualificação dos funcionários;
- Modelo de liderança;
- Taxa de rotatividade;
- Motivação.
Recursos Organizacionais
São as estratégias delineadas pela administração
Alguns pontos que podem ser observados:
- Estrutura da empresa (em relação à estratégia);
- Objetivos da empresa;
- Metas dos funcionários.
Recursos Físicos
Alguns pontos que podem ser observados:
- Tecnologia;
- Rede de distribuição;
- Capacidade de fornecedores.
Análise Por Competências
As competências são o conjunto de habilidades e tecnologias que garantem um benefício para seus clientes e um diferencial em relação à concorrência.
Terceiro passo: o cruzamento
O cruzamento é o momento de avaliar quanto cada ponto interfere ou não a empresa, de acordo o planejamento estratégico.
Até que ponto essa Força me permite aproveitar essa Oportunidade?
- Se me permite aproveitar muito = 2
- Se me permite aproveitar pouco = 1
- Se não me permite aproveitar = 0
Até que ponto essa Força me defende dessa Ameaça?
- Se me defende muito = 2
- Se me defende pouco = 1
- Se não me defende = 0
Até que ponto essa Fraqueza não me deixa aproveitar essa Oportunidade?
- Se limita muito meu aproveitamento = 2
- Se limita pouco meu aproveitamento = 1
- Se não limita meu aproveitamento = 0
O quanto essa Fraqueza me deixa vulnerável frente a esta Ameaça?
- Se me deixa muito vulnerável = 2
- Se me deixa pouco vulnerável = 1
- Se não me deixa vulnerável = 0
O resultado do cruzamento posiciona a empresa em um dos quadrantes.
Quarto passo: o resultado
Depois do resultado dos cruzamentos, se soma todos os tópicos e o resultado posiciona a empresa em um dos quadrantes: sobrevivência, manutenção, crescimento e desenvolvimento.
A partir desses resultados, somado com outras análises, você consegue onde sua empresa se encontra no mercado, auxilia a priorização de ações e tomada de decisões.
Aqui na Jera, além de desenvolvermos aplicativos, também ajudamos empresas a identificar as melhores oportunidades no mercado. Entre em contato com a gente. 😉