Eventos

AgileBrazil 2010 – Eu Fui!

Dos dias 21 a 25 de junho estive em Porto Alegre para participar da Conferência Brasileira sobre Métodos Ágeis, o popular AgileBrazil 2010. Fui acompanhado dos meus sócios da JeraJefferson Moreira e Adriano Bacha e ficamos no Hostel Casa Azul próximo ao parque da farroupilha no coração de POA.

Galera no Hostel Casa Azul
Galera no Hostel Casa Azul

Curso: Coaching Agility

O Jefferson e Adriano fizeram o curso de XP na terça-feira. Eu fiz na quarta-feira o curso de Coaching Agility com o David “The Dude” Hussman da DevJam. A turma era de altíssimo nível e a maioria dos presentes trabalharam de alguma forma com coaching o que rendeu excelentes discussões durante as dinâmicas. Ele começou falando sobre a essência da atividade de coaching, desafios, apresentou técnicas para diagnóstico da situação atual da empresa e explicou como argumentar sobre a adoção de técnicas ágeis como refactoring ou pair programming. Pra mim foi bastante proveitoso e por um preço de banana (o curso custou R$ 250,00).

Primeiro Dia

Comecei participando do Keynote do Martin Fowler. Ele falou sobre o artigo “The New Methodology“, também sobre Integração Contínua e por final falou sobre Débito Técnico. Nenhuma novidade daquilo que ele já vem escrevendo no Bliki e nos artigos. Como era de se esperar, Fowler é extremamente didático e metódico, e diria até um tanto que estranho como ser humano. Quem estava lá e deu uma reparada sabe do que estou falando. De qualquer forma, como ele não curte que as pessoas tirem fotos com ele, incluimos ele em uma foto nossa! 😛

Saulo, Adriano e Jeffmor (fowler ao fundo)
Saulo, Adriano e Jeffmor (fowler ao fundo com sono)

Depois do keynote participei do workshop com Philippe Kruchten sobre Planejamento de Release. Ele criou um Jogo que simula a situação de uma equipe de astronautas fica preso na lua e precisa tomar algumas decisões sobre o que fazer: Consertar a nave ou se organizar para sobreviver até o resgate chegar. No jogo, ele explora de maneira bem inteligente as métricas relacionadas à velocidade, além da questão de débito técnico. Semana passada fiz uma adaptação da dinâmica e apliquei em uma consultoria que estou dando e também na Agence. Vou escrever nos próximos dias sobre isso mostrando os resultados! Enfim, esse workshop foi pra mim o ponto mais alto do evento.

Após isso, assisti a palestra do José Papo com o tema “It’s the Economy! Agilidade, indicadores financeiros e criação de valor“. Apesar do tema ser muito interessante, o tempo de 40 minutos não foi suficiente para apresentar de forma abrangente o tema, ficando limitado no básico. Sinceramente, lendo o artigo aprendi muito mais que a palestra… Faz parte. Depois acabei ficando nos bastidores trocando idéia com o pessoal da BlueSoft, David Hussman e Phillippe Kruchten que estavam por lá!

Mais tarde, durante a palestra dos patrocinadores participei do open space com o Klaus Wuestefeld que mostrou a solução de computação soberana na qual ele está trabalhando, o Sneer. Eu particularmente havia ouvindo somente alguns “palpites” sobre computação soberana mas depois de conversar com o Klaus e ver o Sneer funcionando tive uma noção muito mais clara sobre como isso funciona. Na minha opinião a idéia é muito boa, mas infelizmente os grandes “players” não devem gostar muito da proposta de independência do usuário na rede.

Já bastante cansado no fim da tarde assisti parte da palestra do Greg Warren e Carlos Lopes, ambos da ThoughtWorks que estavam falando sobre XP no mundo real. Bastante interessante, mas infelizmente não consegui ficar até o fim…

Segundo Dia

O dia começou com o Keynote do Philippe Kruchten falando sobre Agilidade em contexto. Bastante interessante o tema pois trata do velho dilema de “ser ou não ser ágil”. Tem gente que quer uma métrica (algo do tipo CMMi nível 2, 3 ou 5) para agilidade. Tipo, a empresa A é MAIS ÁGIL que a empresa B. Bullshit! Depois tivemos o decepcionante jogo do Brasil X Portugal. A transmissão estava em excelente qualidade nos telões do evento.

Após o almoço marcamos de apresentar um Open Space sobre o programa de imersão ágil que implementamos na Agence nos últimos 6 meses, que foi a palestra que submetemos e não fomos aprovados para o evento. Infelizmente não tivemos público :(, mas de qualquer forma ainda pretendo escrever um pouco mais detalhadamente sobre o assunto.

Conteúdo do nosso Open Space

Depois disso participei do Open Space com o Philippe Kruchten sobre Débito Técnico. O bate-papo foi muito produtivo gerando vários exemplos e casos reais bastante interessantes. Esse Open Space durou bastante sempre renovando o pessoal que participava o que enriqueceu ainda mais a discussão!

Open Space com Philippe Kruchten

Por fim tivemos o Keynote do Klaus Wuestefeld com o tema Beyond XP, um título bastante polêmico visto que o que pode estar além do Extremo!? Brincadeiras de lado, foi uma excelente palestra que está resumida de forma bastante objetiva no blog do Klaus. Na verdade ele fechou o evento com chave de ouro explicando que Agilidade não é seguir XP ou SCRUM ou qualquer outro método com um nome bacana. Agilidade é uma nova maneira de pensar, de agir e de fazer software de qualidade.

Na minha opinião, este foi o melhor evento que tive oportunidade de participar! É um evento que converge todas as tecnologias, linguagens, tipos de empresa e pessoas de uma forma muito democrática, sem nenhum tipo de fanatismo ou verdade absoluta. Para aqueles que perderam, tem bastante material na web sobre o assunto, inclusive um diretório de reviews compilado pelo pessoal da SEA.

Porto Alegre!

Sinceramente gostei muito de Porto Alegre! No Hostel que ficamos tinha várias pessoas de outros países com quem pude trocar várias experiências e “desenferrujar” meu inglês! Além disso demos um rolê pela cidade conhecendo Pubs, Churrascarias (CTG!) e Bares! Gostei muito da estadia e recomendo fortemente a cidade, mesmo com um frio de 10ºC quase todos os dias!