Eventos

Review AgileBrazil 2010

Recentemente participei do AgileBrazil 2010 em Porto Alegre, evento que reuniu a galera mais pirada e antenada de desenvolvimento de software do Brasil. A minha expectativa era enorme para ouvir, discutir e ver o que a galera estava utilizando de fato; isso tudo porque tomei vergonha na cara e realmente parei de “só falar” e entrei na “onda” com mais alguns doidos de realmente utilizar esse “negócio de ágil”.

O melhor desse evento sem dúvida nenhuma, foram as pessoas, e não as palestras que rolaram. Muito diferente dos eventos de Linguagem que já fui, a galera estava mesmo muito afim de conversar e trocar idéia sem aquelas famosas panelinhas de eventos de Java, é bacana ver pessoas interessadas sobre questões técnicas do dia-a-dia, e deixando aqueles assuntos toscos (“ahh eu uso XP”, “eu uso Scrum”, “agile é lindo e RUP é uma bosta”, “Java é passado”, …) pra lá.

A galera da Bluesoft vez esse resumo em vídeo sobre o evento.


Agile Brazil 2010 from Bluesoft on Vimeo.

Para não deixar esse post do tamanho do mundo, vou comentar rapidamente sobre o que mais me chamou atenção.

Partipei juntamente com o Adriano Bacha do curso de XP ministrado por  6 pessoas (Bruno Pedroso, Dairton Bassi, Daniel Wildt, Giovanni Bassi, Hugo Corbucci e Renato Willi). Toda essa galera falou sobre execução das técnicas XP através de muito bate-papo e dinâmicas, na parte da manhã fizemos um caixa eletrônico (olha só o resultado do projeto) e a tarde programação em par com constante mudança do piloto através de pomodoro. Esse curso valeu cada centavo (é, eu sou mão de vaca).

Houve um espaço democrático no evento chamado “Open Space” onde qualquer um poderia marcar na programação sobre o que estava afim de debater, no tal horário marcado a galera se reunia; Nós (@adrianobacha, @sauloarruda e eu) marcamos um, mas pelo visto ninguém ficou muito afim e resolvemos ir jogar um pouco de PS3 🙂

Open Space de Jera
Open space de Imersão Ágil

O workshop “Reconheça! Você não sabe modelar! Iniciando Projetos Ágeis” do Rodrigo Yoshima e Phillip Calçado foi muito legal, basicamente partiu-se da idéia prática de 3 elementos fundamentais para modelar: modelo de domínio, navegação entre telas e protótipo de tela; evidentemente que sem o uso de ferramenta, importando-se assim muito mais com o entendimento do problema por parte do cliente e desenvolvedores. Em grupo demos início a um projeto de troca de figurinhas da copa (tô manjando disso).

Os palestrantes internacionais também detonaram, foi a primeira fez do Martin Fowler aqui no Brasil e ele falou ao melhor estilo britânico sobre a essência do ágil, débito técnico; integração e entrega contínua (nós não tiramos nenhuma foto com ele, pois ele não é muito fã disso); David Husman (0 cara) falou de “Produtos e Pessoas sobre Processo e Dogma”, o cara é muito engraçado e pra mim foi uma das melhores palestras do evento.

Agile Brazil
Apresentação do Martin Fowler

O último Keynote, foi com o Klaus (pioneiro na implantação de práticas ágeis no Brasil). Com muito humor e sacadas genias veio para quebrar tudo, aquela idéiazinha chata de falar “mais do mesmo”, sabem né? Então… o cara é doido varrido, o tema era “Learning and Coolness – Beyond XP” e como ele mesmo disse “como alguma coisa pode ser além daquilo que já é extremo?”; a apresentação foi feita no notepad, ele simplesmente “jogou fora” os cinco valores do XP e incluiu Learning e Coolness, traduzido como aprendizado e “ducaralhisse”; além disso falou muito sobre o lance da entrega contínua e direto em produção.

Já estou aguardando o próximo AgileBrazil, porque com certeza eu irei.

<update> Adicionei algumas fotos no meu álbum </update>