Você conhece o Lean Startup? Veja como essa metodologia pode ajudar sua empresa
Lean Startup é um conceito novo para o mercado nacional, mas muitos negócios já tem aderido. Trata-se de uma tendência seguida por startups de todo o mundo, com intuito de apresentar um bom produto ao menor custo possível. Criada pelo americano Eric Ries em seu livro Startup Enxuta, a metodologia Lean Startup visa a identificação dos desperdícios e como eles podem ser eliminados, assim o negócio desenvolve com mais dinamismo, chegando ao ponto adequado para sua implementação.
Como funciona
Eric Ries partiu da premissa de que o atual cenário em que atuam as Startups necessita de mais eficiência e objetividade. Dessa forma, um produto será mais competitivo se o tempo e os recursos necessários forem reduzidos. Isso trará um preço mais competitivo e uma maior interação com o mercado, podendo gerar um crescimento mais rápido. Para criar este produto com o menor custo, a startup deve focar nos desperdícios, seja de tempo ou de dinheiro. Eliminando–os, o crescimento se dará em menor tempo e a empresa conseguirá chegar a um time–to–marketing mais adequado.
Produto Mínimo Viável- MVP
Não necessariamente o produto deve ser barato e sim produzido de maneira economicamente eficiente, mas sem perder sua qualidade ou diferenciais. Por isso, a startup deve criar o que Eric chamou de MVP Minimum Viable Product – (Produto Mínimo Viável).
- Minimum representa o produto em seu menor tamanho possível e entregue no menor tempo;
- Viable refere-se ao menor valor;
- Product refere-se ao produto, que deve ser coerente e útil.
O ideal é que a startup crie o produto e ofereça a um pequeno número de clientes, com o intuito de receber um retorno sobre ele. Existem diferentes estratégias que podem ser adotadas, desde uma promoção até a possibilidade de oferecer o produto de forma gratuita, contudo é preciso pesquisar como o cliente se comportou com o produto e, se possível, fazer pesquisas e questionários para fazer um levantamento do produto, sua receptividade e como melhorá-lo.
Build – Measure – Learn
Ao desenvolver o MVP, os envolvidos devem se basear em previsões e na sua própria experiência, buscando reduzir falhas que podem atrasar o desenvolvimento do empreendimento. Por essa razão, Eric se inspirou no ciclo Build – Measure – Learn (Construir – Medir – Aprender).
Basicamente funciona assim: a startup desenvolve um produto, oferece para um público restrito, mede sua aceitação, o que achou do produto e aprende com ele, por meio de uma interação constante. A partir daí, a startup pode testar mais de uma hipótese de como o produto se encaixa no mercado.
Interação
Nem sempre é fácil encontrar o MVP ideal, principalmente quando se oferece um negócio inovador. Encontrá-lo pode ser fruto de interações, pesquisas, medições, produtos testados com usuários e trabalho árduo. Por essa razão é importante a interação constante com o público. Eric avalia como indispensável a interação com o usuário, uma vez que o seu produto é a solução para o problema dele. Por essa razão é importante criar canais de comunicação e de investigação pertinentes, que podem ser usados para ajudar na elaboração de um modelo de negócio.
Aprendizado
Com essas ações, a startup tem o cenário adequado para crescer, sobretudo quando aliadas ao constante aprendizado. É importante conhecer o produto, o mercado de atuação e o cliente. Assim será possível atender as demandas e aperfeiçoar o produto. Assim como qualquer método de gestão é importante se atentar às mudanças do mercado, ameaças e oportunidades. Assim as chances de sucesso são maiores.
Conheça novas tendências de mercado acompanhando nossa página. Se gostou deste artigo ou ainda tem dúvidas, deixe seu comentário!