Design & UX

A importância da Arquitetura da Informação

A Arquitetura da Informação é uma área fundamental da Tecnologia da Informação. Ela é responsável por organizar os conteúdos de maneira a facilitar a navegação do usuário, seja em um site de informações, um e-commerce ou qualquer outra interface digital, como os aplicativos, por exemplo. O arquiteto da informação vai organizar os espaços e as interações, os níveis de profundidade e as relações entre os dados de maneira que o usuário possa encontrar o que procura com mais facilidade.

Todo site precisa ter um design intuitivo, tão falado nos dias de hoje. Mas o que isso quer dizer? Trata-se da facilidade para navegar dentro do site de forma automática. Isso é conseguido com uma bom trabalho de arquitetura da informação, que deve estruturar as informações de maneira lógica e coerente.

Uma fase fundamental do projeto

A arquitetura da informação é importante porque organiza e dá clareza ao projeto, permitindo ao usuário utilizar o espaço virtual com eficácia e rapidez. É o arquiteto da informação que tem o primeiro contato com o cliente, quando faz um pré-projeto, através de mapas e fluxogramas. Ele trabalha na elaboração do produto que o cliente quer, não necessariamente na construção.

O cliente que pretende obter um bom resultado deve estar consciente em passar com clareza os objetivos para este profissional que deverá ser um dos primeiros a conversar sobre o projeto. Quem quer aumentar a quantidade de visitantes no site, por exemplo ou fazer um e-commerce onde o processo de vendas seja fácil e ágil, vai necessitar muito do trabalho de arquitetura da informação. Essa atividade também é imprescindível para quem está com um novo software em desenvolvimento ou pretende renovar a intranet da empresa que já foi feita há muitos anos e precisa de modernização.

Além de passar os objetivos com clareza, um outro cuidado que se deve ter é reunir o máximo de informações possível e repassar ao arquiteto da informação detalhadamente. Este profissional vai traduzir as informações em conteúdos apresentáveis, vai criar funcionalidades, recursos, links e relacionar as páginas entre si. Com todo esse material ele faz um mapa para que os outros profissionais da equipe como designers, redatores, ilustradores e programadores possam trabalhar.

A importância do público alvo para o arquiteto da informação

Que você precisa falar a linguagem do seu público alvo você já sabe, mas o que o arquiteto da informação tem a ver com isso? Muito, porque as funcionalidades e recursos que ele vai criar, a maneira como se navega pelas páginas e como se encontra as informações também são elaboradas de acordo com o perfil do usuário que vai navegar pelo site ou utilizar o sistema.

Para fazer essa adequação, classificando adequadamente os itens apresentados, o arquiteto da informação vai considerar contextos culturais e sociais e o nível de familiaridade que aquele público tem com a tecnologia. Um software específico para atender profissionais de uma determinada área tem uma arquitetura diferenciada de um portal informativo, por exemplo.

A construção em profundidade

O arquiteto da informação trabalha de dentro pra fora, por isso, ele é o primeiro a ter contato com o cliente. Quando as informações vão sendo estruturadas, muitas vezes constata-se que são necessários mais conteúdos complementares e esclarecimentos. Muitas vezes, conforme o projeto vai sendo construído, o próprio cliente pode visualizar melhor os resultados e identifica a necessidade de acrescentar conteúdos e informações.

Só depois que este trabalho em profundidade foi construído é que entram em cena os designers, ilustradores, fotógrafos, que trabalham na primeira camada, depois que o esqueleto fica pronto. O caminho estará construído também para que os elaboradores de conteúdo possam incluir informações adequadas aos objetivos do site, utilizando as regras de SEO e otimização, que farão com que o site seja mais facilmente encontrado, divulgado e obtenha portanto, mais tráfego e conversão.

Você conhecia o trabalho do arquiteto da informação? Compartilhe com a gente sua experiência e opinião sobre a importância desse profissional!

 

como lançar um aplicativo de sucesso