Desenvolvimento

Gem para multiupload no Ruby on Rails

Desde de que eu comecei a programar em Ruby on Rails eu queria contribuir com algum dos milhares de projetos e gems que existem para o framework, mas sempre que precisava de algo eu rapidamente achava uma gem que fazia o que eu queria, e por ter pouca experiência não sabia muito bem por onde começar.

A oportunidade surgiu quando eu precisei implementar multiupload de arquivos em um dos sistemas que estava desenvolvendo, procurei uma gem para fazer isso mas só achava plugins javascript e gems que apenas colocavam os arquivos do plugin no diretório de assets, tendo que implementar muitas outras coisas para poder usar o plugin. Então notei a necessidade de criar uma gem que fizesse o básico para utilizar o multiupload de arquivos. O problema é que eu nunca tinha feito nada parecido antes, então precisei pesquisar bastante e acabei usando várias outras gem famosas do framework como referências.

A Gem finalmente saiu, embora tenha muita coisa ainda a ser melhorada! O código está no github para quem precisar e também para aqueles que queiram contribuir, tanto no código quanto na documentação.