Equipe

Não seja um pé de pano em seu ambiente de trabalho

Buenas… quase um ano sem postar. Deveria me sentir envergonhado (eu disse deveria…)

Alguma vez você sentiu desmotivado, sozinho, triste em seu ambiente de trabalho? “E volta o cão arrependido, com suas orelhas abaixadas e o rabo entre as pernas“. Se sim, preocupe-se: você não está no melhor local do mundo para se trabalhar.

Mas por quê estou escrevendo sobre isto? Trabalhava na mesma empresa há 4 anos e no último ano me sentia desta maneira. Projetos novos, mas não interessantes, falta de estímulo pelo grupo de trabalho, divergências de opiniões e falta de companheirismo moldam muitas pessoas hoje em dia.
E de quem é a culpa? Sua? Minha? Do cão arrependido? Do estagiário? Não seja o primeiro a dizer “não importa de quem é a culpa”; não adianta justificar o resultado, justifique a causa, é nela que você terá que trabalhar.

O próximo passo é ser colaborativo. Não espere que as soluções venham pelo departamento de RH, sugira algo. Muitas vezes, este departamento está cheio de problemas “mais sérios” e uma pequena ajuda iria bem. Muitas vezes reclamamos do RH por nos tratar como máquinas e não pessoas, então seja uma pessoa, colabore, ofereça serviços.

Converse… E se seu chefe falar que está conversando muito? Converse com ele oras… O ambiente de trabalho é a nossa segunda casa, então tenha empatia com as pessoas, com os assuntos; quanto mais você negar que as pessoas não têm nada a oferecer para você mais estará afastando-se do mundo. Bonecas infláveis?!

E por fim, goste de fazer o que foi destinado a sua função, e isto realmente é difícil. Você trabalha todo dia fazendo sucos, nunca muda, por quê teria que se sentir bem por isto? Simples, pois você está sendo colaborativo. Você vendendo sucos torna pessoas mais saudáveis, com melhor qualidade de vida. Você pode querer mudar de área, de setor, mas é inevitável que o sentimento de mesmisse apareça. Pense que estará crescendo, fazendo algo útil para alguém.

Um pé de pano é o profissional que leva paulada pra todo lado, que reclama da vida, diz que não ganha dinheiro, não tem projetos novos, tem um chevette (piada interna) e principalmente NÃO FAZ NADA… Não seja assim, motive-se, motive os outros, procure soluções, faça seu ambiente de trabalho o melhor possível e se divirta o máximo possível.