Startups & Empreendedorismo

Abrir empresa ? Corre bino, é uma cilada!

O que você vai encontrar por aí sobre não abrir uma empresa, sobre os mitos, sobre os fracassos, provavelmente vai estar nessa lista:

  • Você não vai deixar de ter chefe, você simplesmente vai ter muitos chefes.
  • Tranquilidade não é um lugar que você compra as passagens e marca a data de chegada.
  • Se você não é rico, não vai ser agora que você vai ficar. Calma, você precisa ralar muito

Acredito que todo artigo que li sobre as “ciladas” de se abrir uma empresa ficam sempre entre esses temas, “chefe”, “tranquilidade” e “dinheiro”, o que agora depois de 7 meses com a minha empresa posso ver que tudo isso é um tremendo blá blá blá de quem finge que tem empresa ou de filho rico brincando de casinha. Ou você acredita mesmo que o cara que tem peito para abrir uma empresa se ilude achando que não vai ter chefe?

A verdade constatada até o meu presente momento foi:

  • Quem deveria te ajudar, não vai. Governo, banco e principalmente os clientes. Aqui você precisa tomar a seguinte decisão, fazer o certo ou o errado, simples assim. Você pode começar pelo errado e sonegar impostos e fazer mutretas com o seu contador, meter a faca no cliente e fazer a conta do banco da sua empresa no nome da empresa do papai. O certo é, assuma a sua insignificância agora e batalhe pela sua existência de uma forma digna, segue alguns mantras que estou seguindo:
    • Não irei sonegar imposto, pois assim como o governo é ágil para cobrar é filho da puta para te multar.
    • Tenho noção que os bancos de uma forma geral são todas prostitutas de luxo que só querem o seu dinheiro, se você não tem, você não come.
    • Serei sincero com os meus clientes, não medirei forças e palavras para ajudá-los a entender que quem sabe fazer o meu trabalho sou eu, farei o possível para atingir o óbvio, que o sucesso do meu cliente também é o sucesso da minha empresa.

Abrir uma empresa é uma tremenda furada se você tem o seguinte perfil:

  • Quando for a minha empresa, farei diferente.

Quer mentira maior do que acreditar na mudança da postura profissional de uma pessoa, só por que ela abriu uma empresa ? Mudança não tem nada a ver com evolução profissional, você pode ser um gênio com a postura de um adolescente. E caráter e dignidade você não aprende no estágio.

E aí, vai encarar ? Abre uma empresa aí!