Agilidade, Desenvolvimento

Nossas Retrospectivas

Todo mês fazemos as famosas Retrospectivas na Jera. Quando falamos de SCRUM, as retrospectivas acontecem ao término de cada Sprint, fazemos essa também, mas limitada ao time que está trabalhando no projeto. Esse post se trata das retrospectivas envolvendo toda a equipe.

Sempre que penso nesse assunto, me lembro de um artigo do Manuel Pimentel que trata de forma bem prática, se você não está familiarizado com o termo, recomendo a leitura antes de prosseguir.

Mas, na verdade, o conceito de retrospectiva só nos remete a um assunto que é velho conhecido do pessoal de administração, que é o famoso PDCA. O objetivo de ambos é promover melhoria contínua!

Legal, apesar de ser um assunto aparentemente simples, melhoria contínua trata-se de um dos maiores desafios para qualquer empresa ou pessoa. Para melhorar é preciso saber o que não está bom, e para isso é preciso de humildade para entender e aceitar nossos erros.

As retrospectivas da equipe aqui na Jera sempre causam espanto aos que acabaram de começar conosco. A gente sempre segue o princípio da honestidade, sendo que o todos são encorajados a dizer o que estão sentindo, o que está incomodando e claro, o que deu certo.

Só consideramos que isso seja possível graças a ausência de hierarquias e cobranças “comuns” como pontualidade ou qualquer tipo de formalidade no tratamento. Sentir-se à vontade no trabalho para nós é obrigatório e se algo está te impedindo de conseguir isso, a retrospectiva é o momento certo para discutir o ponto.

Foto: Pizza por Haseo