Eventos

Review do melhor Javaneiros de todos

Um pouco atrasada, mas ainda relevante, gostaria de deixar minha review do Javaneiros 2010 já dizendo que este ano conseguimos fazer um evento sensacional em todos os sentidos. Esta foi a primeira vez que não participei da coordenação do JUG-MS, mas fazendo parte da equipe de organização pude perceber que o grupo está maduro na organização do evento.

Este ano fizemos tudo mais rápido, com menos problemas e mais bem feito. Desde a escolha da grade até a execução do evento propriamente dita, tudo correu de forma mais organizada e tranquila que dos últimos anos. E desta vez, mesmo com um público menor que nas edições anteriores, acredito que o evento foi muito produtivo.

Gostaria de começar pela programação. Este ano tivemos palestras de excelente nível técnico e sem essa se “Introdução ao Java”. Acredito que foram abordados temas desde tecnologias em ascenção como Ginga, Arduino e Android, passando por linguagens e frameworks como Ruby/JRuby e Spring Roo, um pouco sobre Agile com a excelente palestra do Fábio Akita e o workshop de Planejamento Ágil, como papos mais técnicos nas duas palestras do Paulo Silveira. Infelizmente não pude assistir a todas as palestras, mas gostei bastante do que vi.

Algumas palestras foram filmadas e já estão no Vimeo e alguns slides no Slideshare. Segue a relação:

Além disso esse ano contamos com o patrocínio tanto de empresas locais como de fora. Na ordem: Calum, Jera (é nóis!), HighTech, SENAC/MS, JCompany, DSF, AZ, DígithoBrasil, Gendata e GlobalCode, além do apoio da LinuxMagazine e MundoJ.

Gostaria de dar também um destaque especial ao Arduino Hack day que rolou um dia antes com a presença de 20 pessoas que tiveram uma experiência única junto com o Vinicius Senger na sua introdução ao mundo do Arduino. Realmente a galera enlouqueceu! Isso já até gerou um novo filhote para o JUG-MS, que é o Arduino-MS, o mais novo grupo de usuários do MS. A galera tá tão na pilha que vão fazer um “DOJO” (não imagino como seja isso em hardware, mas td bem…) na segunda-feira.

Além disso, o network com os palestrantes de fora com a comunidade esse ano foi fantástica. A interação rolou o tempo todo com o Fabio Akita, Paulo Silveira e Vinícius Senger antes, durante e após o evento, com direto a Tour Cultural na cidade com visitas à Feira Central, Mercadão Municipal, Parks Burger, Show do Tom Zé no Albano Franco e no Postinho do Parque dos Poderes!

E para fechar, rolou durante o evento a produção de um vídeo em parceria com o Akita com os bastidores do evento: