Desenvolvimento

Integração ao Pagseguro com notificações de status

De vez em quando nos deparamos com a necessidade de implementar uma forma de pagamento online para os produtos de nossos clientes aqui da Jera. Deixamos à vontade do cliente mas até hoje todos preferiram o Pagseguro, ferramenta de pagamentos online da UOL.

Seguindo os passos da ferramenta gringa Paypal atualmente é um dos sistemas de pagamento online mais populares dentre os brasileiros.

Mas como integrar?

Nossos sistemas web são em sua grande maioria desenvolvidos usando Ruby. Temos um mar de gems disponíveis na internet, inclusive essa que o Marcão, o nosso programador mais descolado fez. Obviamente uma boa alma passou pela mesma necessidade que a nossa e nos ajudou fazendo uma gem que faz o trabalho pesado e nos ajuda a integrar o pagseguro com uma mão na nuca.

A gem mais famosa de integração do Pagseguro segundo o Rubygems é a do fnando (para quem não ouviu falar sobre ele, vale a pena dar uma olhada, o cara é fera). Porém tivemos dificuldades em mais de um projeto tentando usá-la aqui na Jera. O problema é que o retorno automático do status das transações parece não estar mais funcionando 100%. A gem do Nando é muito bem documentada, é a forma de integração para Ruby recomendada oficialmente pelo Pagseguro, tem um simulação de compra e tudo mais, porém tivemos que deixá-la de lado por conta desse probleminha. Fui então em busca de outra boa alma, alguém que codou uma gem pensando em ajudar a classe programadora, dando a nós um tempinho por exemplo para tirar a teia de aranha do nosso Xbox aqui da Jera.

Eis que então encontramos a gem do Stefano. É baseada na API do Pagseguro (forma mais nova de integração implementada pelo pessoal da UOL) e talvez por isso consegue ter o desejado suporte a atualização e notificação de status das transações sem muita dificuldade. Trocamos a gem anterior por essa. Recomendamos essa gem caso escolha o Pagseguro como forma de pagamento para seu site. Valeu Stefano! Cliente satisfeito, Xbox jogado!

O projeto em questão é o Maria Receita, vale a pena dar uma olhada. Além de ter uma receita mais deliciosa que a outra, tem suporte a Visa, MasterCard, elo, amex, boleto… 😉