Retrospectiva Maré de Agilidade – Edição Pantanal

O Maré de Agilidade – Edição Pantanal, foi sucesso total. Um evento feito POR e PARA a comunidade que tem como objetivo fomentar a cultura ágil.

A opção de ter cursos antes e depois do evento acabou permitindo as pessoas uma maior prática e aprendizado, aproximando ainda mais dos palestrantes e troca de conhecimento. O conteúdo das palestras foi de altíssimo nível, uma melhor que a outra.

Mas o diferencial desse evento sem dúvida nenhuma, foram os vários “Happy-Hour” com toda a galera, muita troca de experiências, oportunidade de negócios e blablabla tecnológico.

RETROSPECTIVA

Como em todo processo Ágil, fizemos nossa retrospectiva. Ficamos muito satisfeitos com o resultado do evento e já identificamos vários pontos a serem observados para uma próxima oportunidade.

Resumindo em números o Maré foi:

  • 209 inscritos
  • 187 confirmados
  • 170 participantes no dia de palestras
  • 3 instrutores / 6 palestrantes
  • 79 participantes de cursos
    • 36 FAN4SCRUM
    • 20 Domain Driven Design
    • 33 Arquitetura e Design de Projetos em Java
  • R$ 23.550,00 de renda total, gasto todo no evento.

Fizemos também uma ficha de avaliação com todos os participantes e tivemos uma adesão de 45% de respostas em média.

Evento

estatística completa

 

FAN 4 Scrum

estatística completa

DDD

estatística completa

Arquitetura

estatística completa

AGRADECIMENTOS

O evento foi realizado pela Jera Software, e contou com a ajuda de toda a comunidade local, agradecimento ao JUGMS, PHPMS, Debian-MS, Pantanet, GURUMS e ArduinoMS.

O apoio das empresas e  pessoas que nos ajudaram com o conteúdo: Finito (Paulo Vasconcelos), Caelum (Paulo Silveira), Crafters (Felipe Rodrigues), SEA Tecnologia (Alexandre Gomes), Jera Software (Saulo Arruda) e Dígitho Brasil (Robson Castilho).

Várias outras empresas contribuíram participando e incentivando o evento, entre elas: e-genial, High-Tech, Portal Educação, SENAC-MS, UNIDERP, AZ Informática, Dígitho Brasil, DSF, Itel Informática, …

Essas pessoas ou empresas merecem muita admiração e consideração pela comunidade.

O que falaram do evento?

Algumas pessoas também falaram desse Maré.

Publicado por

Saulo Arruda

É co-fundador e CEO da Jera. Suas áreas de interesse são desenvolvimento mobile, métodos ágeis, lean startup, métricas e gestão. Nas horas vagas gosta de pedalar, cozinhar, ver filmes de animação com as filhas e tocar um bom rock'n roll na sua guitarra.