Startups & Empreendedorismo

Exercite-se com ajuda do celular

Este blog é de assuntos de educação física? Não! Então o que tem a ver este post? Eu, Rodrigo Toledo, sempre fui muito ligado a atividades físicas e esportivas mas minha carreira não foi para este rumo; mas nem por isso as pessoas que estão na mesma situação devem deixar de praticar algum exercício físico: faz bem!

Desde que comprei meu celular com Android fui descobrindo vários aplicativos que ajudam para o condicionamento físico. Começando pelo My Tracks, http://mytracks.appspot.com. Ele simplesmente usa o GPS para obter informações de velocidade, altitude e percurso. Não é o mais completo mas para quem não quer nada tão complicado resolve bem o problema.

Um pouco mais avançado existe o Cardio Trainer, http://www.worksmartlabs.com/cardiotrainer/about.php. Ele tem muito mais opções como:

  • modalidade do exercício (caminhada, corrida, ciclismo, boxe…)
  • contagem de passos dados
  • ajuda por voz
  • corrida contra si mesmo
  • integração com suas músicas

A versão gratuita já tem várias dessas opções acima. A versão paga oferece a possibilidade de montar seu treino, além das opções acima. Além de tudo você pode comprar um polar na Amazon que passará informações sobre seus batimentos cardíacos para o celular e dará informações mais precisas.

Mas o que realmente me chamou atenção foi o aplicativo miCoach da Adidas, http://www.micoach.com. Simples e ao mesmo tempo eficaz. Ele tem menos opções e modalidades que o CardioTrainer porém achei mais direto ao ponto na hora de montar o treino. Quem não é do mundo da atividade física pode se perder com tantos detalhes e configurações. Com o miCoach funciona da seguinte maneira:

  1. Você instala o aplicativo no celular
  2. Preenche com suas informações
  3. No meio do processo você terá que se registrar no site da Adidas miCoach

Daí aposto que estarão pensando: aff tudo que depende de um site dá errado. Aí é que está a parte legal. Quando se está logado no miCoach você tem a possibilidade de escolher treinos prontos que estão ligados a seu perfil. E o melhor são vários treinos mas que muitas vezes não estão ligados somente a corrida mas sim com condicionamento físico, performance e competitividade.

Depois de cadastrar seu treino pelo site, ao abrir o aplicativo pelo celular você baixará o último treino programado que já te informa quando terá um novo treino e o que fará nele. O treino de corrida para perder peso é formado por um exercício de avaliação, outros de progressividade e resistência. O usuário ainda pode visitar o site e constar com ajuda de profissionais do ramo que respondem ao fórum.

Além de tudo que já falei ele também faz integração com músicas, auxílio por voz e modalidades. A um detalhe para começar com este aplicativos: na avaliação física, que é o primeiro exercício do seu treino completo, você terá o auxílio por voz lhe informando algo como: caminhe por 2 minutos com esforço 2 por 10. O que seria isto? Pense nos seguintes intervalos:

2 a 3: Caminhada normal, sem pressa

4 a 5: Caminhada mais rápida, da pra começar a esquentar

6 a 7: Trote ou corridinha de leve, já dá pra esquentar

8: Corrida boa, não dá pra conversar

9 a 10: Apesar de não ter recebido nenhuma orientação de 10, seria uma corrida pela sua vida.

Concluindo, nós que somos vidrados em tecnologia mas passamos 12 horas do dia sentados é que devemos fazer o uso desses aplicativos com intuito de melhorar nossa qualidade de vida. Sem nossa saúde não somos em nosso trabalho.