Clientes & Portfólio

Aplicativo do botãoteca para android

Android é a nova onda do mercado mobile, todo mundo só fala disso. A Jera resolveu investir nessa idéia exatamente quando eu precisava fazer um estágio obrigatório para me formar.

Como tinha acabado de sair do meu antigo emprego e estava parado, comecei o estágio aqui na Jera. A proposta do estágio era pesquisar e desenvolver aplicações mobile (mais especificamente android), e pode-se dizer que esse negócio de mobile apps aqui na jera começou com isso. Como frutos dessa brincadeira  saíram duas apps, gasosa e botãoteca, ambas open source.

O tempo passou, o estágio acabou e eu acabei sendo contratado pela Jera :), mas dessa vez pra trabalhar com os projetos de gente grande. Com isso esses dois projetos acabaram ficando de lado.

Recentemente com a criação do dia de labs aqui na jera, o @jeffmor começou me encher o saco pra gente voltar com o botãoteca, já que ele gostava bastante da app e queria aprender android. Como o projeto estava longe de completo, tinhamos muito trabalho pela frente: O layout estava quebrado, problemas de performance e a aplicação estava muito grande(10 MB).
Aproveitamos esses desafios também para aprender coisas novas, implementamos a funcionalidade de download de sons criando um servidor de arquivos com node.js. Com isso o problema do tamanho da app foi resolvido, já que os sons baixados são armazenados no cartão SD do dispositivo, e não na memória interna. O problema de performance foi resolvido com um pouco de pesquisa, e o layout ficou por conta do nosso super designer @wilsoniwano.


Lembrando que quem tem a versão antiga do botãoteca deve remover e baixar a nova (A versão antiga foi descontinuada).
Quem tá afim de entrar na onda de Android? Esse projeto é open source e se você quiser nos ajudar é só acessar o github e fazer um fork.


 

Se tiver alguma idéia ou sugestão pode deixar nos comentários. Divirtam-se!