Agilidade, Desenvolvimento

Todo mundo nasce Ágil

Há tempos tenho conversado com várias pessoas sobre desenvolvimento ágil e tenho percebido uma constante, quando falamos com programadores os princípios básicos de agilidade são muito óbvios para todos nós. Feedback do cliente, entrega contínua de valor, simplicidade, trabalhar junto com pessoas de negócio, motivação, excelência técnica… Enfim, tudo isso é tão lógico quanto acordar de manhã e escovar os dentes.

Mas, quando você vai “evoluindo” na sua carreira, várias práticas e idéias absurdas começam a aparecer e as pessoas questionam no começo, mas logo começam a se conformar. E pior, com o tempo, essas mesmas pessoas conformadas começam a disseminar as idéias absurdas que não faziam nenhum sentido, mas são “regras da organização” ou “ferramentas de gestão” ou pior ainda, porque “o processo (ou a auditoria) exige”.

O termo Todo mundo nasce Ágil é uma analogia que eu faço com a máxima de que todo mundo nasce perfeito. É muito fácil perceber isso olhando para um bebê. A vida de um bebê é uma descoberta constante do mundo, tudo é novidade, e o mais interessante é a postura dele com relação a isso. Ele não tem medo de errar, ele não desiste e ele tem uma anjo da guarda muito forte também! E tente convence-lo de que ele não pode andar, que ele não pode descobrir o mundo, que ele não pode aprender…

Agilidade tem muito a ver com isso. É fazer as coisas da melhor forma possível, é seguir as regras ou o processo que te ajude a fazer isso. É aprender constantemente sobre como melhorar sua forma de trabalho. É fazer o que deve ser feito, isto é, atender as necessidades de quem vai usar o que você está fazendo. E fazer isso rápido1!

Nos próximos meses vou estender mais o assunto citando situações comuns e absurdas que presenciamos no nosso diário de bordo. Até lá

 

Notas de rodapé:

1 Entenda rápido como logo. Desenvolvimento ágil não é fazer as coisas mais rápido, isto é, ser mais produtivo, mas sim ser mais eficiente. É trabalhar uma semana e entregar algo de valor e em 10 semanas entregar o que o cliente precisa e não trabalhar 8 semanas para entregar valor pela primeira vez. Ser mais produtivo é uma conseqüência de excelência técnica