Startups & Empreendedorismo

Algumas verdades sobre ter sócio(s)

Briga de Sócios, Empreendedorismo

Para quem não sabe a Jera tem 5 sócios (@adrianobacha, @bruno_aa_, @jeffmor, @sauloarruda e eu) e quando eu falo isso para as pessoas a reação que elas tem é “caramba! ta louco!”. É claro que a maioria das pessoas não falam, mas ninguém consegue esconder a expressão facial.

Ainda não temos nem 1 ano de empresa, mas acho que já posso compartilhar algumas coisas que pra mim já estão claras, vamos a elas:

  • Dinheiro – Se você pensou em “dividir” ele com os seus sócios, você já ta lascado, não é dividir a palavra ser usada/pensada quando você agrega uma pessoa como sócia da sua empresa, ela vai multiplicar o dinheiro da empresa de vocês e que por consequência (veja que maravilha) é  o seu dinheiro.
  • Sintonia/Afinidade/Química = Bullshit. O seu sócio é o seu irmão apesar de você ter escolhido ele. Outra coisa que vale lembrar é que se hoje você saiu na porrada com ele, amanha você vai ter que dividir a mesa do almoço com ele. E acredite, você vai até amar ele da mesma maneira estranha que você ama seu irmão.
  • Democracia – Não cara… você vai ter que convencer ele que a sua ideia é melhor por mais cabeça dura ele parece ser naquele momento, esse negócio de votar é deixar pessoas contrariadas, tristes, bravas e as vezes com sede de vingança.Você não é louco de querer obrigar ele a fazer algo que ele não queira, fazer o que você não quer é sempre um saco, não deixe seus sócios acharem um saco trabalhar na própria empresa.

Briga de sócios

E outra coisa, não de muito ouvido para o seguinte conselho: “cara, eu já me fudi com sócio, já fui passado pra trás, roubado, enganado, passou a mão na minha bunda e foi embora”. A maioria diz isso, entendo aqueles que já passaram por isso e traumatizaram, mas todos aprendemos rápido que as pessoas “são iguais em proporções diferentes”, traduzindo “algumas são mais filha das p***** que as outras”, agora traduzindo em uma mensagem empreendedora e motivadora “não deixe que os defeitos prevaleçam sobre as qualidades, acredite nas pessoas”.

E se você está com medo de errar, empreender não é o seu lugar!