Desenvolvimento

Arduino – Robótica para humanos

Desde o começo do ano de 2010 tenho acompanhado muita gente falando sobre Arduino, dei uma olhada, achei legal mas não tinha me dedicado a dar uma estudada sobre isso. Discuti muito com o Bruno Andrade para que ele pudesse dar uma olhada nisso… até que tomei vergonha e resolvi dedicar um pouco de tempo.

Pirei nesse negócio, é muito louco, ROBÓTICA PARA HUMANOS. Na época de faculdade eu até gostava das aulas com foco em hardware mas achava muito complicado fazer algo útil para as pessoas, sempre dei muito mais foco para software. Com o tempo passei a notar que tem software que é tão “cabuloso” que acaba se transformando em hardware :), é sério isso, tanto que na Jera Software temos a visão de integrar Software com Hardware sempre que possível.

Mas voltando na piração do Arduino, li muita coisa legal na internet e isso me despertou aquele “sentimento de Dr. Brown” que tinha quando era criança: INOVAR e montar engenhocas que podem MUDAR VIDAS de fato. Vejo claramente hoje a possibilidade das nossas casas serem semelhantes das dos Jetsons. Lembram do Elroy? Filho do George, o moleque era um gênio e  inventava um monte de bugiganga legais. Inovar é o lema.

Sempre tem gente falando de inovação, mi-mi-mi, bla-bla-bla,… Mas para pra pensar um pouco. O que é há de novo no “Super sistema de cadastro” que você está fazendo? Ele vai mudar a vida das pessoas? Nada e nada! No máximo vai te dar uma barrigona, porque o prazo estourou e você não tem tempo para mais nada (vida de programador).

O Arduino é uma plataforma de hardware open source, disponibiliza um hardware básico que permite a extensão de acordo com a necessidade de cada “Dr. Brown”. A vantagem de ser open é que você não fica preso a um fabricante, podemos baixar a documentação, desenho da placa e se quiser fazer o seu próprio Arduino.

Pretendo em breve colocar aqui algumas invenções, texto muito mais técnico. Por enquanto dá uma olhada nos links abaixo: