Outros

Ética no Ambiente de Trabalho

O trabalho está presente durante a maior parte dos nossos dias, então a maioria de nossas ações ou pensamentos ocorrem durante esse período. Mediante as nossas escolhas, definimos quem somos, no que acreditamos, o que fazemos, o que deixamos de fazer. Muito por parte de nossa ética pessoal, que engloba qualquer ambiente que estejamos presentes.

A ética nada mais é do que a responsável por nossos princípios, com o que concordamos e discordamos na vida. É a essência de nossos valores, o que nos direciona em nossos pensamentos do que fazer e não fazer. O professor Mario Sergio Cortella diz que “Ética não é cosmética”, ou seja, não é algo apenas para exibir de fachada e sim viver de fato.

Aqui na Jera temos o nosso Código de Conduta e Ética, um documento que traz as ações que estão de acordo com os nossos valores e com o que acreditamos ser moral e ético, para todas as pessoas que trabalham e se relacionam com a empresa. Esse documento é apresentado em todos os nossos processos de onboarding e também disponibilizado de forma fácil, para que todos possam ler com calma e quando quiserem.

É esperado que todos os membros da nossa comunidade sigam nosso Código e cumpram com todas as políticas e procedimentos da empresa. Todos que atuam em prol da Jera devem estar comprometidos com os princípios de honestidade, confiança e respeito pelos outros, e são responsáveis pela disseminação e prática dos nossos valores.

A Jera conduz suas atividades orientada por um conjunto de valores que refletem elevados padrões éticos e morais, buscando assegurar credibilidade e preservar a imagem da empresa, no curto e longo prazos. São eles: 

Foco no Cliente

Nossos clientes são a razão da nossa existência. Nosso sucesso depende, essencialmente, de servimos bem nossos clientes.

Criamos experiências e serviços de valor excepcional como um em espetáculo, promovendo relações de longo prazo e reforçando confiança em nossa marca, integrando e enriquecendo o modo de vida, pensamentos, hábitos, valores, rotinas de todos que se conectem a nós.

Melhoria Contínua

Somos apaixonados pelo que fazemos, por isso temos o compromisso de nos aperfeiçoar a cada dia, individualmente e coletivamente.

Entusiasmados e com atenção aos detalhes, buscamos ser melhores em tudo que é realizado. Fazer de forma mais eficiente e tornando-nos pessoas mais eficientes.

Amor ao trabalho

O segredo da felicidade é amar aquilo que se faz. Amor ao trabalho é o que nos faz crescer e precisa ser feito com brilho nos olhos.

Acreditamos que o trabalho NÃO é a parte chata da vida, quando não se está feliz com o trabalho, você não está feliz com a vida. Por isso, é preciso aproveitar cada momento.

Diálogo Aberto

Para melhores soluções, toda opinião é válida. Acreditamos que um ambiente de confiança permite o diálogo aberto, cede espaço para falar e ser ouvido e a diversidade de opiniões constrói de forma colaborativa melhores soluções.

Nós damos feedbacks honestos. Se tivermos que escolher entre sermos sinceros ou delicados, ficamos com a sinceridade. Somos transparentes e honestos com nós mesmos. Agimos com integridade e buscamos orgulhar quem amamos.

Valorizar Realizações

Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos, por isso, criamos um ambiente que valoriza pessoas e reconhece cada conquista. 

Quando uma vitória é compartilhada, colaboração e felicidade são sentimentos comuns a qualquer pessoa na Jera.

Além disso, para resguardar os direitos da Jera e das pessoas da empresa, foi formado um Comitê de Ética, com representantes de várias áreas que colaboraram no desenvolvimento do nosso Código de Conduta e Ética e são responsáveis pela sua gestão e revisão sempre que necessário. O Comitê irá discutir e decidir todos os casos de desrespeito às condutas descritas neste documento e aplicará as ações cabíveis de acordo com o julgamento de cada caso.

Acreditamos que as pessoas são o motor que move a empresa e devem ser respeitadas e valorizadas, em qualquer situação. Por isso, proporcionamos um ambiente onde comprometimento e realização pessoal são igualmente importantes e colaboram para que o trabalho seja algo agradável e positivo, sendo construído com a participação de cada um de nós.

 

Texto por Victor Klemba.