Agilidade

O que Harry Potter nos ensina sobre como trabalhar em times?

Harry tinha um grande problema… Um problema que não seria nada fácil de ser resolvido. E se alguém não resolvesse, haveria consequências desastrosas no mundo.

Bom, todo mundo já leu, assistiu ou ouviu falar da história do bruxinho mais famoso do mundo, Harry Potter, e de como ele conseguiu derrotar o bruxo das trevas mais perigoso de todos os tempos. Mas também sabemos que ele não fez isso sozinho. Além de seus amigos inseparáveis, Rony e Hermione, ele também recebeu ajuda de várias pessoas.

Só aqui, já vemos várias características de um time. Para exemplificar melhor, iremos utilizar a teoria de um bruxo muito renomado no mundo trouxa.

Patrick Lencioni é autor, consultor e fundador da The Table Group e com sua experiência trabalhando com vários executivos, ele observou algumas características inter-relacionadas que podem atrapalhar o desempenho de um time, bem como limitar a capacidade delas de trabalharem juntas.

Falta de Confiança

A primeira delas é a falta de confiança, esse empecilho está na base do triângulo e pode ser a causa raiz de muitos problemas. Ele aparece geralmente quando o time ainda é novo, nunca trabalharam juntos e se quer se conhecem.

Assim, como o time não confia um no outro, ninguém se sente à vontade para dar opinião, eles tem dificuldade de pedir ajuda e não possuem senso de equipe, pensando cada um na sua individualidade e não em como ajudar os outros.

A melhor forma de auxiliar essa equipe são com dinâmicas de Team Building, momentos de integração entre eles e direcioná-los, para onde devem ir. Ter clareza nos próximos passos e se sentir confortável no time em que estamos, é essencial. Parecido como o Rony, a Hermione e o Harry, que a medida que se conheciam, compartilhavam coisas pessoais e passavam por desafios (da mesma forma que um time de projeto vai), eles foram construindo uma confiança muito forte e duradoura.

Medo de Conflitos

É comum algumas pessoas terem medo de conflitos, assim como o Rony tem medo de aranhas (principalmente gigantes), existem pessoas que em um conflito buscam ser superiores em relação à opinião das outras.

Dentro desse time, conflito entre papéis também é comum, dificuldade para convergir em alguma decisão ou até mesmo foco no que é realmente importante podem causar uma queda na qualidade e na entrega deles.

Alguns dos melhores caminhos são atividades em que fique claro qual o papel de cada um dentro da equipe, entender como cada um gosta de trabalhar e possíveis adaptações, além de introduzir o feedback e acordos claros são também essenciais.

Por fim, mas não menos importante, brigas não são a solução, mas os conflitos são importantes, é nas diferenças que um time irá elencar pontos de melhoria seja no processo, quanto na qualidade do produto.

Falta de Comprometimento

Com certeza, quem tem um Dobby na vida tem tudo. Agora quem tem uma equipe que não é comprometida…

Imagine uma equipe que apenas coloca restrições no trabalho e encontra problemas, mas sem pensar nas soluções. Times assim podem não ter se engajado de fato com o objetivo do projeto, podem não se sentir confortáveis com o ambiente e podem muitas vezes acabar se desmotivando, atrapalhando tanto o restante do grupo em relação a seus resultados, quanto a experiência dos mesmos.

Algumas formas de evitar um tipo descomprometido é levar a opinião de todas as pessoas em consideração. Afinal, quando as pessoas têm suas ponderações apreciadas, elas se sentem mais confiantes. Além disso, após a equipe analisar todas as situações de risco que estão, é importante, juntos, traçarem planos de ações, definirem prazos e responsáveis, e principalmente, que tudo esteja bem claro para todos.

Evitar Responsabilizar os Outros

Com a falta de comprometimento, geralmente também vem a falta de responsabilização. Afinal, a entrega de um produto deve ser importante para todo o time, mas se ninguém liga para o trabalho do outro, prazos acabam sendo excedidos, o desempenho é baixo e consequentemente as entregas de qualidade também.

Não adianta focar apenas na parte legal e na integração, como o Fred e o George, também é importante pensar no time como um todo.

Falta de Atenção aos Resultados

Sabemos muito bem como a pronúncia ou a gesticulação errada de um feitiço, pode custar caro para a pessoa que proferiu… Bem como não ter claro o objetivo central do projeto ou qual problema estamos tentando solucionar, pode custar tempo, energia e dinheiro para muitas pessoas. Em Harry Potter, temos um objetivo bem claro: derrotar Voldemort.

Mas imagine um time que não tem isso, eles ficam estagnados, ninguém busca ajudar no desenvolvimento de ninguém e todo mundo fica desmotivado pois não sabe o porquê de estar ali… Por isso, é importante ter clareza no problema e na solução, chamar o time para opinar, bem como trazer momentos de vulnerabilidade para construir conexão entre eles.

O primeiro ponto é observar o comportamento do seu time e ver se eles estão passando por alguma dessas dificuldades ou agir, antes que algum desses problemas apareça, Team buildings e retrospectivas são ótimas ferramentas para trabalhar isso e você pode checar nosso artigo, e claro, não podemos nunca nos esquecer de que:

“Somos tão fortes quando estamos unidos, tão fracos quando estamos divididos.”
Alvo Dumbledore, Harry Potter e o Cálice de Fogo

 

Texto por Sabrina Oliveira.