Design Gráfico: Os 4 princípios básicos que você precisa saber
É fundamental entender os princípios do design para ter uma composição de melhor qualidade. Afinal, cada um deles exerce uma função muito importante.
Um único princípio sozinho não é suficiente. Eles estão relacionados entre si e por isso devem ser levados em consideração para alcançar o melhor resultado. Um fato interessante nisso tudo é que estes princípios podem ser aplicados também no dia-a-dia, como na composição de um jardim ou na hora de decorar um cômodo da sua casa. Legal, né?
Abaixo você confere os 4 princípios do design gráfico:
Repetição
Esse princípio é responsável por trazer uma unidade estética através da repetição de um ou mais elementos, trazendo consistência e criando uma identidade visual.
Ele pode ser aplicado através de ícones, espaçamentos, cores e etc.
Espaços em branco
Os espaços em branco também são importantes. São eles que trazem a sensação de um visual mais limpo, criando uma área de respiro no layout onde o olhar do seu leitor poderá descansar.
Além disso, os espaços em branco ajudam a criar uma área de foco para o usuário. Os elementos importantes acabam sendo enfatizados quando se tem uma área vazia ao redor.
Alinhamento
O alinhamento não é uma característica somente de textos. Em uma composição, os elementos também devem estar alinhados, o que acaba criando uma ideia de unidade.
Mesmo que os elementos não estejam juntos, se alinhados, criam uma espécie de linha invisível que os conectam e melhoram a visualização.
Contraste
Assim como no conceito anterior, o contraste também não é uma caraterística somente de cores. Ele pode ser trabalhado também em pesos, tamanhos, texturas entre outros.
O contraste ajuda a dar destaque aos elementos importantes de um layout através da diferenciação.
É importante que qualquer pessoa conheça esses princípios, pois podem ser aplicados em diversos campos da nossa vida.
Muitas dessas regras podem parecer óbvias, mas o óbvio também precisa ser dito! Confira nossos outros textos para aprender mais sobre design.
Texto por Maiara Gomes.