Clientes & Portfólio

Arquétipos e o que eles dizem sobre marcas

Arquétipos nada mais são do que padrões responsáveis por moldar pessoas, objetos, conceitos e criações de uma forma geral.

O responsável por desenvolver essa teoria foi o psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung. Ele acreditava que os arquétipos são como padrões de comportamento e que definem algumas das principais motivações básicas do ser humano, como valores, premissas, traços de personalidade e crenças, e isso é o que ajuda a gerar conexão com outros indivíduos através da identificação. 

Mais tarde, por volta dos anos 80, esse conceito começou a ser aplicado em estudos de neuromarketing, mas foi só no início do século 21 que ele ganhou força e se propagou pelo mundo.

Hoje em dia as marcas já entenderam que não basta ter um produto de qualidade para se destacar no mercado, é preciso criar uma conexão genuína com o público, que busca cada vez mais por marcas com propósito e menos discursos rasos.

Uma marca que tem uma personalidade bem definida, se torna humanizada e cria identificação com seu público. Essa personificação de uma marca pode ser feita através dos arquétipos, que se bem utilizados, podem ajudar a marca a conquistar a confiança do seu público de forma mais fácil, além de gerar reconhecimento e se destacar no mercado.

Arquétipos

Existem 12 arquétipos e agora vamos entender um pouco sobre cada um deles.

O Inocente

O arquétipo do Inocente representa simplicidade e positividade. Ele também acredita que a melhor forma de encontrar uma solução, é quando lidamos com questões de forma descomplicada.

Um case da Jera que representa bem esse arquétipo é o Contabileasy, um app que liga a experiência com escritórios tradicionais de contabilidade à inovação ao transformá-los em um ambiente virtual que facilita o acesso de qualquer pessoa que utilize internet. Tudo isso de forma simples e prática.

O Sábio

Esse arquétipo é fonte de sabedoria e grandes insights, além de valoriza muito o compartilhamento de conhecimento.

Para representar esse arquétipo, escolhemos o Projeto Jovem Arquiteto, uma plataforma online de cursos que tem o objetivo de ajudar jovens arquitetos e acadêmicos de arquitetura. A ideia é colocar os alunos em contato com projetos reais que irão encontrar no dia-a-dia profissional e ajudá-los a darem o pontapé inicial em suas carreiras.

O Herói

O perfil do arquétipo do Herói é destemido, esforçado e pronto para enfrentar qualquer desafio. Ele não se deixa abalar pelos obstáculos no caminho e acredita que, com o devido esforço e dedicação, tudo é possível.

O aplicativo Growth – Dieta e Treino é um ótimo exemplo desse arquétipo. Ele funciona como um personal de bolso, e possibilita encontrar as melhores ferramentas para otimizar seus treinos, traçar metas e montar cardápios personalizados de acordo com o seu objetivo.

Para ajudar a manter a motivação, o app gera feedbacks, incluindo dados que auxiliam no comprimento da meta, além de avaliações sobre a alimentação do usuário.

O Fora da Lei

O Fora da Lei é conhecido por seu espírito rebelde que desafia as barreiras do cotidiano. Ele se incomoda com burocracias e processos enraizados, por isso está sempre tentando revolucionar tudo ao seu redor. 

Quando falamos em agricultura, não costumamos pensar em tecnologia, mas o AgroPocket é o exemplo perfeito para provar que esses dois assuntos tem sim tudo a ver. O aplicativo revoluciona ao simplificar a agricultura, trazendo uma série de calculadoras que descomplicam os cálculos necessários no dia a dia da produção agrícola.

O Explorador

Esse arquétipo gosta de se aventurar, de descobrir coisas novas e desbravar o mundo. Preza muito pela sua liberdade e uma de suas principais características é a ambição.

Para representar esse arquétipo aventureiro temos o Passagens Imperdíveis, uma plataforma para você encontrar as melhores promoções de passagens aéreas, com rapidez e eficiência.

O Mago

O Mago traz consigo um ar misterioso e de transformação. É inovador, corajoso e gosta de criar ideias disruptivas e audaciosas.

Com certeza uma pessoa que representa muito bem esse espírito audacioso é a Cátia Damasceno, especialista em sexualidade feminina, que fala sobre sexualidade em seus canais de comunicação e lançou um curso sobre ginástica íntima feminina.

Desejando inserir a rotina de exercícios na vida da mulher brasileira e facilitar o acesso ao seu curso Cátia, juntamente com seus sócios, lançou o Aperta & Solta, um app que possibilita que a usuária se conheça, se sinta mais confiante e bem-resolvida através de treinos de pompoarismo, vídeo aulas e lembretes diários.

A Pessoa Comum

O desejo de pertencimento é a principal característica desse arquétipo que gosta de coisas práticas, democráticas e acessíveis

Um ótimo representante desse arquétipo é o Reclame Aqui, uma plataforma onde você pode pesquisar a reputação de empresas e serviços e ver avaliações de usuários reais. Além disso, você também pode fazer uma reclamação, caso tenha tido uma experiência ruim com alguma empresa ou serviço.

O Amante

Um pouco diferente do que o nome sugere, esse arquétipo não está ligado a um sentimento romântico, mas sim à personalização e ao sentimento de exclusividade.

Representando esse arquétipo temos o Body by Simone, um app que te permite treinar com a personal trainer mais requisitada pelas celebridades de Hollywood, Simone De La Rue. 

O Bobo

Como o nome já indica, a essência desse arquétipo é a diversão. Tem um jeito despreocupado, engraçado e muito acessível.

E nada melhor do que um jogo para garantir a diversão com os amigos. O Fogo na Babilônia é um jogo de cartas onde os jogadores devem completar frases com respostas ácidas e potencialmente canceláveis.

O Cuidador

O foco principal do cuidador está em ajudar o próximo, sempre com muito cuidado e afeto. E ele não mede esforços para que isso aconteça.

Foi pensando em melhorar o prognóstico de pacientes oncológicos terminais que surgiu o aplicativo HAprog, desenvolvido por pesquisadores do Hospital de Amor. 

O HAprog é uma ferramenta prognóstica para uso ambulatorial que auxilia o médico a definir sobre o início/manutenção/suspensão de tratamentos oncológicos, além de integrar os cuidados paliativos no momento oportuno e definir sobre internações hospitalares e em UTIs.

O Criador

O arquétipo do criador anseia por deixar sua marca no mundo através da sua criatividade e do compartilhamento dos seus conhecimentos. Gosta de inovar e valoriza toda e qualquer ideia. 

Em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, a PUCPR teve que usar a criatividade para poder realizar a 22º edição do evento Planeta PUCPR de forma 100% online. 

Foi assim que surgiu o app Planeta PUCPR, uma plataforma onde os vestibulandos podem conhecer todos os cursos da Universidade e ainda tirar dúvidas sobre orientação profissional.

O Governante

Por fim, o último arquétipo pode ser considerado como um líder nato. Seu carisma é capaz de reunir e encantar multidões em prol de um objetivo em comum.

Representando esse arquétipo, temos um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock in Rio. Mais do que um festival de música, o Rock in Rio oferece uma experiência única e inesquecível para o seu público.

Desenvolvido para facilitar ao máximo a experiência do público antes e durante o festival, o aplicativo do Rock in Rio possibilita que o público tenha acesso a toda a programação antes mesmo do evento, além de permitir agendar atrações e montar sua agenda do dia.

 

Uma marca com uma personalidade e comunicação bem definidas, é capaz de gerar valor e identificação com o público, que em um mundo saturado de informações, vem cada vez mais procurando por marcas com propósito claro e discursos reais.

 

Texto por Carol Fagundes.