Startups & Empreendedorismo

Dicas para validar uma ideia e evitar frustrações

A ideia de um novo negócio sempre nasce empolgante ao nosso olhar, mas aos olhos do mercado, essa visão pode ser completamente diferente. Se não sabermos onde estamos pisando, podemos nos frustrar.

A melhor forma de avaliar se o caminho que estamos seguindo é realmente sólido, é validando nossa ideia. Assim, não perdemos tempo e dinheiro com um negócio fracassado, ou que até mesmo poderia ser um sucesso se fosse validado antes de dar início ao desenvolvimento de um MVP.

O processo de validação de uma ideia nada mais é do que entender se ela é válida e se está preparada para entrar no mercado. Além disso, a falta de validação pode ser um gasto de recursos financeiros e tempo.

Através desse método, podemos comparar as hipóteses da ideia, ou seja, verificar se ela atende as necessidades do público alvo, se ela já está pronta para o mercado e o que ela precisa para estar pronta.

Na Jera, o fluxo de pessoas que chegam com várias ideias e que acreditam que suas ideias são as melhores do mundo é alto. Mas será que essa ideia realmente é a melhor do mundo ou é apenas boa para quem a idealizou?

Nesse texto, nós separamos algumas dicas valiosas para validar uma ideia e descobrir se ela é incrível para outras pessoas também e se está pronta para entrar no mercado.

Por que é importante validarmos uma ideia?

A falta de validação de uma ideia é um dos principais motivos para uma startup fechar hoje em dia. Sendo assim, é crucial validar essa ideia, levar para o público-alvo e observar se realmente tem a resposta esperada.

Dessa forma, é possível evitar diversos problemas. Você evita perder tempo e dinheiro, além de não gerar retrabalho e frustrações. E além disso, você tem retorno o mais rápido possível.

Confira algumas dicas para ajudar na etapa na validação e entender se nossa ideia realmente é boa para o público.

Defina qual segmento você quer atender

Às vezes as pessoas têm ideias amplas e querem atender todos os públicos: crianças, jovens, idosos, etc. O problema nessa solução é que muitas vezes os recursos são limitados e não conseguem acolher todo mundo.

O que queremos dizer é que para atender um público amplo, é necessário um orçamento amplo. Então, para evitar gastos desnecessários, defina um público-alvo para que seu tiro seja mais certeiro.

Assim, você conseguirá atender a necessidade de um público com menos recursos e maior chances de sucesso.

Perca o medo de falar sobre sua ideia

É comum ter medo de falar sobre sua ideia por medo de alguém roubá-la. Mas isso é algo negativo para validação. Perca o medo de falar e comece a conversar sobre sua ideia com o seu público-alvo.

Escolha as pessoas certas para falar. Se você conversar com alguém que não é o seu público-alvo, você pode receber um feedback negativo e achar que sua ideia não é tão boa assim, quando muitas vezes é, mas não atende as necessidades daquela pessoa.

Procure pessoas que você acredite que se encaixam em seu público para falar sobre sua ideia, contar como você a imagina e ter um feedback real se aquela ideia se encaixa nas necessidades delas.

Não é necessário dizer que você está criando um negócio. Tente conversar de forma mais informal, anote os prós e contras que elas levantam e, de repente, você tem outras ideias baseadas nestas opiniões.

Se você ficar com medo de contar sobre sua ideia e guardar ela para você, as chances de que ela morra com você são grandes. Então, fale sobre sua ideia e fale com as pessoas certas.

Defina um método de validação

Estude como você irá validar a sua ideia. Você pode usar pesquisas e entrevistas informais como na dica acima. Você também pode optar pelo método de criar uma página na web, como uma landing page, para ver se as pessoas assinam.

Escolha um método, foque nele e colete dados. Os dados serão usados para apuração. Não maquie eles, aceite os dados como eles vierem, caso contrário, você estará se enganando.

Em resumo, escolha um método, execute, obtenha os dados e siga para próxima dica.

Apure os dados

Depois da coleta dos dados, conclua um resultado. Se você concluir que a ideia atende um propósito ou resolve um problema, siga o plano. A partir daqui você pode seguir as próximas fases: MVP, construção do produto e contato com investidores.

Se a resposta não sair como você gostaria, ainda existem algumas alternativas. Você pode procurar por uma nova solução para o problema ou fazer pivotagem, ou seja, mudar sua visão e criar uma nova ideia. Aqui você deve seguir novamente as dicas.

E o mais importante: não se frustre com uma resposta negativa. Siga em frente, com essas dicas você com certeza encontrará uma boa ideia.

 

Na Jera, ajudamos a desenvolver e validar ideias, é só entrar em contato, que a gente te ajuda!

 

Esse texto é baseado no vídeo “Como validar sua ideia e evitar frustrações” por Djavan Loureiro.