O que é Inbound Marketing e por que investir nessa estratégia?

Se você está começando a se aventurar no Marketing Digital, provavelmente deve ter ouvido falar sobre Inbound Marketing. Mas você sabe realmente o que significa esse termo e qual a diferença dele pro marketing tradicional? 

O que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing focada em atração e conversão de clientes através de geração de conteúdos relevantes e de qualidade.

A principal diferença dessa estratégia para o marketing tradicional, ou Outbound Marketing, é que no caso do Inbound Marketing não são as empresas que vão atrás dos clientes, mas sim usam de canais como blog, ferramentas de buscas e redes sociais para serem encontradas por eles.

Conteúdos de qualidade para atrair os clientes certos

O foco dessa estratégia está em atrair potenciais clientes através desses canais. A partir disso, construir e nutrir um relacionamento através de conteúdos focados para esse público.

Esses conteúdos servem para educar o seu público sobre o segmento da sua empresa, tornar a sua empresa uma referência no seu mercado de atuação e até influenciar as decisões de compra de potenciais clientes.

As etapas do Inbound Marketing e como aplicá-las

O Inbound Marketing é composto por 4 etapas, são elas:

Etapa 1: Atrair

Essa etapa consiste em fazer com que pessoas estranhas se tornem visitantes regulares das suas redes através da produção de conteúdos que sejam relevantes para esse público.

Então ao invés de gastar energia tentando alcançar pessoas que poderiam se interessar pelo seu negócio, você foca na produção de conteúdos para atrair leads mais qualificados e que se encaixem no perfil que você procura, e o melhor, de forma espontânea. 

Etapa 2: Converter

O principal objetivo de atrair o máximo de pessoas é fazer a conversão desse público em vendas pro seu negócio.

No caso do Inbound Marketing, quando falamos de conversão, estamos falando das pessoas passarem suas informações de contato em troca de algum benefício. Por exemplo, ebooks com um conteúdos mais aprofundados sobre temas do seu nicho de mercado.

Etapa 3: Vender

Todo o trabalho de captação e nutrição de público feito nas etapas anteriores tem como objetivo principal gerar oportunidades de negócio para sua empresa. 

Quanto mais complexo for o produto ou serviço que sua empresa oferece, mais esse trabalho de venda tem que funcionar como uma espécie de consultoria, complementando todo o trabalho de nutrição feito até então e concluir o processo de venda.

Etapa 4: Encantar

A relação com o cliente não termina depois da venda, muito pelo contrário, é agora que a magia tem que acontecer para deixar esse cliente encantado e torná-lo um promotor da sua marca, fazendo com que ele divulgue e atraia mais clientes para o seu negócio.

Mas por que eu deveria investir em Inbound Marketing?

Se mesmo depois de ler tudo isso você ainda está na dúvida do por que sua empresa deveria investir em Inbound Marketing, vamos listar mais alguns motivos que podem te ajudar a tomar essa decisão.

Investir em Inbound Marketing é muito mais barato do que investir em Marketing Tradicional. Tendo um público-alvo e objetivos bem definidos é possível ter um retorno alto sem gastar muito dinheiro.

Além disso, o Inbound Marketing pode ajudar a aumentar a visibilidade da sua empresa, diminuir os custos de aquisição por cliente, atrair pessoas mais qualificadas e propensas a realizar uma compra, gerar conteúdos de valor para sua audiência e otimizar o seu processo de venda.

Texto por Carolina Fagundes.