Agile Coaching

Recentemente terminei um trabalho em um cliente* onde ministrei um treinamento sobre gerenciamento ágil de projetos e agora estou fazendo um trabalho de coaching ajudando-os na utilização das técnicas nos projetos. Eles têm uma equipe de cerca de 10 pessoas entre analistas de negócio, DBAs e desenvolvedores. Trabalham também um uma fábrica de software que atende a maioria das solicitações de desenvolvimento.

Inicialmente, para melhorar a visibilidade do processo e conseguir gerar e coletar alguns indicadores, montamos um Kanban contemplando todos os projetos e analistas de negócio responsáveis e organizando as atividades pendentes com os desenvolvedores.

A partir desse trabalho, participo semanalmente da retrospectiva da equipe onde avaliamos os pontos positivos e implementamos novas melhorias. Vou fazer esse trabalho com eles por mais umas cinco semanas com o objetivo de identificar os pontos que precisam ser melhorados em uma nova fase da consultoria.

Disponibilizei todo o material usado no treinamento no meu slideshare organizado por aulas:

  1. Abordagens Ágeis (Parte 1)
  2. Abordagens Ágeis (Parte 2)
  3. Casos de Uso
  4. Histórias do Usuário
  5. Planejamento do Projeto
  6. SCRUM e Kanban

* Infelizmente ainda não posso mencionar o nome do cliente, mas em breve pretendo escrever mais sobre o trabalho.

Publicado por

Saulo Arruda

É co-fundador e CEO da Jera. Suas áreas de interesse são desenvolvimento mobile, métodos ágeis, lean startup, métricas e gestão. Nas horas vagas gosta de pedalar, cozinhar, ver filmes de animação com as filhas e tocar um bom rock'n roll na sua guitarra.