Outros

Livro Jornada Ágil do Produto – Como foi participar da escrita de forma colaborativa

Sou Auri Cavalcante, atualmente COO e Partner na Jera. Estou na empresa há 8 anos e atuei em alguns papéis, como Scrum Master e Product Owner na construção de aplicativos.

Em novembro de 2019 fui convidada pela Analia para participar da escrita do livro Jornada Ágil do Produto de forma colaborativa com outros 68 coautores especialistas e experientes em desenvolvimento de produtos no Brasil.

Esse livro faz parte de uma série de livros com temas voltados para a tecnologia e agilidade, criado pela comunidade Jornada Colaborativa que compartilha experiências por meio de livros e eventos, confira os outros títulos e eventos aqui.

O propósito é contagiar as outras comunidades em eventos de tecnologia e reverter toda a receita para instituições carentes.

Resolvi aceitar o desafio e participar do grupo na escrita do livro.

Foram nos passadas as diretrizes sobre a escrita do livro e os critérios de pronto.

Eram vários capítulos a serem desenvolvidos e tivemos a autonomia de escolher escrever sobre o que tínhamos maior conhecimento e experiência, e então nos tornamos como Product Owners de cada capítulo, líderes responsáveis pela entrega final.

Em cada capítulo estavam presentes os papéis de Escritor Case, que compartilhava um caso real sobre o conteúdo e o Escritor Aprendiz, uma pessoa interessada em se aprofundar no assunto e que ajudava na criação de imagens.

Então, após definidos os responsáveis, nos comprometemos com a entrega de cada capítulo e todo o trabalho foi auto-organizado.

Eu resolvi assumir o capítulo sobre a técnica É, Não é, Faz, Não faz, e sobre Fit For Purpose, framework criado por David J. Anderson e Alexei Zheglov que tem como objetivo melhorar a eficácia das organizações alinhando o propósito dos clientes à sua estratégia de negócio.

Os organizadores, Analia, Muniz, Daiany e Targino, que foram os idealizadores do livro e responsáveis pela curadoria e aprovação final, faziam o check-in para ver o desenvolvimento e mover bloqueios que pudessem atrapalhar a entrega no prazo.

O maior desafio, na minha visão, era a auto-organização e o cumprimento do prazo de entrega.

Cada grupo de pessoas/capítulo se organizou para manter a comunicação e entrega referente ao capítulo que seria escrito.

Nosso deadline para primeira revisão era 20 de janeiro e a revisão final foi concluída no dia 06 de março.

Posso dizer que foi uma experiência incrível de aprendizado e auto-organização, pois nem todos se conheciam, estavam todos remotos e toda comunicação era online. Além de reunir pessoas com o mesmo propósito de compartilhar seus conhecimentos, engajar a comunidade e ajudar instituições carentes.

O livro já está disponível na versão e-book na google play e na loja da Brasport e no site são divulgados vários eventos feitos pela Jornada Colaborativa.

Espero que o livro atinja seu propósito de ajudar a Product Owners, Product Managers e outras pessoas interessadas em desenvolvimento de produtos com as práticas e frameworks apresentados nele.