Agilidade

Dinâmica É, Não É, Faz, Não Faz

Recentemente fiz o workshop de Lean Inception do Paulo Caroli durante a semana ágil do Scrum Gathering Rio.
Durante o workshop nos são apresentadas várias ferramentas para facilitar o processo da lean inception.
Na Jera já fazemos o uso dessas ferramentas, uma delas é o: É, NÃO É, FAZ, NÃO FAZ, que foi criado pelo Rafael Sabbagh da K21. Nesse vídeo há uma explicação mais detalhada.

Nas vezes em que facilitei o uso dessa ferramenta, seja pra ajudar um time a identificar seu papel ou para definir um produto, percebi que algumas pessoas ficavam com dificuldade em diferenciar o que algo É e o que algo FAZ.
Pensando em ajudar no entendimento, percebi que o que É e NÃO É, poderia ser associado com o uso de substantivos. No caso de definição de um produto, poderíamos dizer por exemplo que ele É um: aplicativo, seguro, local, etc; Para o preenchimento do FAZ e NÃO FAZ, fiz a sugestão de preencher pensando em verbos, pois expressariam uma ação ao qual o produto irá realizar, por exemplo: cadastrar usuário, filtrar um resultado, buscar.
Essas analogias facilitaram o entendimento da dinâmica, pois as pessoas começaram a ver de fato uma diferenciação ao preencher o quadro.
Nesse dia do workshop, sugeri as pessoas que pensassem no preenchimento do quadro usando essas associações, e foi muito bom o resultado, pois facilitou a aplicação da dinâmica.
Encorajada pela Mayra, resolvi compartilhar via esse post como eu faço.

E aí? Como vocês rodam essa dinâmica?