Equipe, Eventos

Participação feminina no mercado de trabalho

No último dia 06/03 comemoramos o dia internacional da Mulheres aqui na Jera, data que oficialmente é comemorada no dia 08/03 e surgiu diante de várias circunstâncias mundiais, como revolução industrial na Rússia, Morte de 146 mulheres nos EUA, reivindicação para votar e outras mais.

Mas não podemos nos esquecer do pioneirismo em áreas que hoje são tidas como masculinas:

  • A fabricação de cerveja era de responsabilidade das mulheres na antiguidade,

download (4)

  • Os primeiros roteiristas e produtores de filmes em Hollywood foram mulheres,

sofia-coppola

  • A profissão de baterista surgiu entre as mulheres que faziam percussão,

viola-smith-2012-extra1

  • A medicina foi aplicada primeiramente pelas mulheres, e

Ação busca estimular formação de médicos no país

  • Ada Lovelace foi considerada a 1º programadora do mundo, ao criar o primeiro algoritmo para ser processado em uma máquina.200px-Ada_lovelace

OK, algumas pessoas já sabiam disso. E daí?

E daí, que mesmo passados 2 milênios desde Cristo, ainda sofremos preconceito, ou pior, descrença em nossas capacidades.
Somos metade da população mundial, com cerca de 3.607.753.339 mulheres e cada vez mais estamos ocupando espaços que antes não nos era permitido.

Pensando na área de TI, estamos vendo um declive da atuação feminina. Em 1980, 50% dos alunos de TI no Brasil eram mulheres, atualmente são apenas 10%.  ¼ das pessoas que trabalham em computação são mulheres.

E porque isso está acontecendo???
Alguns dos motivos que temos visto:
– Preconceito: Algumas vezes quando uma mulher é contratada é esteropotizada apenas como quem vai cuidar do café ou da limpeza.
Como se só nos bastasse essas funções.
– Desigualdade Salarial: A Média dos salários da mulheres em TI é 34% menor do que os homens e em cargos de chefia, ainda é pior, 64% a menos.
– Desvalorização Profissional: Dados do IBGE ressaltam que o acesso de mulheres com 25 anos ou mais aos cargos de direção ficou em 5% para as mulheres e 6,4% para os homens.
– Constrangimento: Quantas vezes vamos em eventos de TI e nos stands estão mulheres bonitas, não que isso seja um problema, com o intuito de atrair o público masculino.

Yes, we can.

mulher vencedora
Mesmo diante de vários obstáculos, queremos que o número de mulheres no mercado profissional cresça, não porque estamos reivindicando, mas porque de fato somos capazes.
Temos conhecimento de empresa como Google e Facebook que ampliaram suas contratações pensando na diversidade sexual.
Mas ainda é necessário buscar alternativas que reconheçam o talento feminino e que sejam usadas de forma a aplicá-las cada vez mais em um ambiente que ainda é dominado pelos homens.

Aqui na Jera 30% dos funcionários são mulheres. Onde são 2 desenvolvedoras, 2 designers, 1 Analista de QA, 1 Comercial, 1 Auxiliar Administrativo, 1 Advogada, 1 Consultora de Qualidade e 1 Auxiliar de Limpeza.

IMG-20150306-WA0012

IMG-20150306-WA0016

Enfim, que possamos ter um Feliz Dia das Mulheres  todos os dias…