Clientes & Portfólio

Robótica com Arduino – Robotroll

Robótica, eletrônica, hardware, Arduino, … era um mundo totalmente desconhecido para mim até o Javaneiros 2010, onde contamos com a presença do @vsenger falando e mostrando como trabalhar com tudo isso junto.

De lá pra cá fiquei pilhado com esse negócio e resolvi construir o RoboTroll juntamente com o maluco do @OtavioSalomao. Apresentamos o RoboTroll 1.0 no segundo DOJO do ArduinoMS.

Um pouco da história desse lab… inicialmente o robô teria como objetivo captar a água do ar-condicionado da Jera e tentar reaproveitar de alguma forma, queríamos que ele fosse útil para alguma coisa, a idéia foi mudando e adaptando conforme o tempo e gambiarras. Nosso único requisito é que ele fosse o mais feio possível e sem muitas firulas, afinal ele tinha que ser Troll.

A versão 1.0 do RoboTroll basicamente anda nas quatro direções e é controlado por luz. Apenas com isso, chegamos em duas versões.

  1. Aguarda a intensidade de luz (lanterna) e caminha de acordo. (Código-Fonte)
  2. Busca automaticamente o lugar mais claro em um ambiente e avisa através de uma trollada (pib), demonstrado no vídeo. (Código-Fonte)

 

Utilizamos para construir o robô:

  • 1 Arduino Brasileirino
  • 2 Motores DC
  • 2 Transistores TIP 125 + 2 Transistores TIP 127
  • 4 Sensores de luminosidade
  • 1 Bateria 8,4 v
  • 1 Carcaça de carrinho
  • 10 Resistores
  • Vários fios de rede

Foi fácil?

Ihhh rapá, fácil fácil não foi não, mas foi massa e desafiador. Só para você ter uma idéia do desafio e da “noobagem”, nós (+eu) queimamos um motor servo, uma bateria e quase um arduino além de eu ter queimado a mão do @otaviosalomao com o ferro de solda 🙂

E como é que nós fizemos o RoboTroll?

Para os motores, utilizamos um circuito bem simples, é meio chato de montar devido a quantidade de fios e ligações, erramos várias vezes e em algumas quase queimamos a placa :). Era para utilizarmos dois motores, um DC para a traseira (frente e trás), utilizando a ponte H. E outro Motor Servo para a dianteira onde teríamos um controle maior de ângulo, mas queimamos o circuito do servo e acabou virando um DC com a ponte H mesmo. O melhor seria fazer com dois motores servos, mas como queríamos utilizar o que já tínhamos e o orçamento estava limitado, sabe como é né!? Dessa forma a gente sempre foi improvisando.

Para controlar o robô utilizamos quatro sensores em cada extremidade diretamente ligados no arduino, esses sensores identificam a intensidade de luz e conforme a leitura do valor o robô se movimenta.

 

FOTOS

Na versão 2.0 queremos adicionar um sensor ultra-sônico e controlar por bluetooth integrado com um celular android. Embora seja simples, o bacana foi começar a provar na prática a tecnologia e as possibilidade que se abrem com o mesmo, deu muito trabalho mais houve um grande aprendizado e tem motivado vários outros projetos aqui na @JeraSoftware.

Como todo lab aqui na Jera, tivemos várias contribuições. Gostaria de agradecer ao @bruno_aa_ e  @samuelmbc pelo acompanhamento e dicas nesse lab.