Jera - Windows Phone

Já está na hora de contratar um desenvolvedor Windows Phone?

Direto ao ponto: A resposta é SIM! Já está na hora de contratar um desenvolvedor Windows Phone.

OK, o nome não tem uma reputação muito boa mesmo, admito. Afinal, quem nunca passou raiva com uma instalação do Windows com problemas como lentidão, vírus, telas azuis e tudo mais… Mas usamos um Windows Phone, eu vejo pouca semelhança com essas características que o nome traz. E mais do que isso, pra mim foi uma surpresa positiva!

Como nosso assunto aqui é desenvolvimento de apps, não foi ficar puxando a sardinha para o que o Windows Phone tem a oferecer para o usuário final. Vou dar minha opinião sobre os pontos que levaram a gente optar em começar a adotar Windows Phone como mais uma plataforma de desenvolvimento:

1. Mercado no Brasil

A grande maioria dos nossos clientes desenvolvem seus projetos para o mercado brasileiro, ou pelo menos focam nesse mercado para começar sua operação. Nokia sempre foi uma marca muito admirada por aqui, mas o Windows Phone demorou mais do que eu esperava para assumir seu lugar.

Vivemos em um país onde celulares top de linha ainda são muito caros e recentemente houve uma redução de imposto para smartphones até R$ 1.500. Isso ajudou bastante na disseminação de aparelhos Android com uma boa qualidade e resultou uma participação de quase 90% nas vendas no ano passado.

Até que no último trimestre o Windows Phone conseguiu um bom volume de vendas ficando a frente de aparelhos com iOS, com 6% e 4,7% respectivamente. Isso não foi uma tendência só no Brasil.

2. Suporte ao desenvolvedor

Aqui a Microsoft e a Nokia estão de parabéns. Ambos estão muito acessíveis e promovendo uma série de eventos e ações, como o MAAC – App Campus, que financia o desenvolvimento de apps para Windows Phone e que fomos contemplados recentemente com um app nosso, o Fun Sounds.

Inclusive, até dia 19/03 as inscrições para o próximo MAAC no Brasil estão abertas: https://eventus.wufoo.eu/forms/maac-mobile-app-acceleration-camp/. Corra!

MAAC - Brasil

Participando de eventos como esse, além de treinamento e mentoria, você tem contato direto com a equipe de suporte ao desenvolvedor da Nokia e Microsoft. Os caras estão disponíveis para dar todo apoio e suporte que a gente precisa para desenvolver nossos apps.

3. Recursos da Plataforma

Eu diria que em termos de recursos, o Windows Phone fica entre as limitações do iOS e à libertinagem do Android. A plataforma permite um bom nível de acesso aos recursos do sistema operacional mantendo o bom desempenho do sistema.

Além disso existem recursos específicos do sistema operacional como Panorama Control, Pivot Control e Tiles.  Gostamos bastante também da fluidez das animações e possibilidades para o desenvolvedor nessa área.

panorama control
Uso de Panorama Control no Windows Phone
pivot control
Uso de Pivot Control no Windows Phone
tiles
Uso de Tiles no Windows Phone

Um ponto negativo que deve ser melhorado em novas versões é o gerenciamento de notificações que ainda está bastante incipiente no Windows Phone.

.:.

Dado esses fatores, vemos um grande futuro para Windows Phone, continuando o apoio das operadoras e investimentos da Microsoft e Nokia acredito que será possível ganhar um pouco mais do mercado do “quase monopólio” do Android.

 

Publicado por

Saulo Arruda

É co-fundador e CEO da Jera. Suas áreas de interesse são desenvolvimento mobile, métodos ágeis, lean startup, métricas e gestão. Nas horas vagas gosta de pedalar, cozinhar, ver filmes de animação com as filhas e tocar um bom rock'n roll na sua guitarra.