9 meses de Jera

Hoje é meu aniversário de 9 meses na Jera! Começei a me dedicar 100% à empresa em 12 de Julho de 2010, que foi quando eu terminei meu desligamento da Agence. Oficialmente (leia-se no contrato social) a Jera nasceu em 13 de junho de 2010. Pra mim, se fosse uma criança, a Jera agora estaria nascendo e é muito o que estamos sentindo neste momento da empresa. Vou fazer uma resumida auto-biografia autorizada:

Não começamos como a maioria das empresas. Assim que saí da Agence negociamos um contrato com eles para desenvolvimento de um projeto crítico em Java para uma grande montadora. Na época esse projeto garantiu receita de demanda para a nossa equipe inicial, formada pelos sócios, por 5 meses. Nesse tempo tivemos tempo para nos conhecer melhor como sócios e empreendedores e definir “o que queríamos ser quando crescer“.

Pouco tempo depois ganhamos uma licitação do Ministério Público Estadual do MS para desenvolvimento do sistema para cadastro de ocorrências da Lei Maria da Penha. Fechamos também um projeto com a Tendência para desenvolvimento de um sistema interno deles. O Andrade fechou um projeto com a empresa que ele trabalhava, a Nastek, para finalização de um projeto que ele tocava por lá. Fizemos também alguns pequenos websites para contatos do nosso ciclo de amizade.

Até o fim do ano fomos bem assim, mas como era esperado, nossa equipe cresceu e nosso escritório ficou pequeno. Nessa época estavamos já com o nosso designer Wilson Iwano, o rubista Rodrigo Toledo e nosso estagiário bala Marcos “Perigo” totalizando 8 pessoas na empresa. Mudamos para nosso escritório atual, o Perigo se formou e também juntamos o gamedev Andre Santee e mais um rubista, o Thiago Moretto. Essa é a equipe que temos até hoje.

Em 2010 estivemos também em mais de 25 eventos entre aqueles que organizamos, palestramos e participamos como ouvintes. Participamos também da fundação de dois novos grupos de usuário em Campo Grande, o ArduinoMS e o GURU-MS. Fizemos vários DOJOs com o PHPMS, JUG-MS, ArduinoMS, GURU-MS e ajudamos na organização do Javaneiros 2010.

No início de 2011 fechamos um projeto com o PortalEducação, lançamos nosso site (ufa!) e iniciamos o desenvolvimento do nosso primeiro game o Vikings vs Zombies que foi lançado em Março. Renovamos também nosso contrato com a Agence que agora vai até Junho. Em Março também, iniciamos de fato o desenvolvimento de um produto web, o StarsPremium, que será lançado em Junho.

A grande diferença pra gente em 2011 é que agora estamos trabalhando em nossos produtos! Até o início desse ano tínhamos quase toda a equipe alocada para prestação de serviços, que é um bom negócio (financeiramente falando) para quem está começando, mas nunca foi nosso objetivo no longo prazo. Foi uma decisão bastante difícil e arriscada – diria até dolorida – para nós, já alocar 60% da equipe para o desenvolvimento de produtos.

Hoje estamos apostando alto, visto que nossos custos são elevados e não estamos prestando muitos serviços, porém estamos com muitas boas expectativas para lançamento dos nossos dois produtos para o primeiro semestre, o Vikings vs Zombies 2 e também o StarsPremium.

Recentemente participamos da organização e como patrocinador do FLISOL 2011 e vamos promover no mês que vem o Maré de Agilidade Pantanal. Estamos patrocinando o AgileBrazil e também apoiando o BrazilJS e já aquecendo para o FISL 12, Latinoware, TDC, QCon, JustJava, Javaneiros 2011 e vários outros eventos que teremos esse ano!

Enfim! Estamos também negociando alguns outros projetos na área de games e aplicações mobile, mas ainda não podemos divulgar e também na nossa loja virtual que lançaremos em breve.

Devo dizer que foram 9 meses de muito trabalho, satisfação pessoal e desafios gigantescos. A jornada do empreendedor é lidar com incertezas diariamente, aceitar desafios, apostar, trabalhar com dedicação e amor ao que faz e principalmente ética e profissionalismo em todas as relações. Este é um bom momento também para agradecer todos nossos clientes, parceiros e equipe que confiou na nossa proposta e apostou com a gente que é possível fazer “o melhor software que nossos clientes já usaram“!

Configura algumas fotos:

Publicado por

Saulo Arruda

É co-fundador e CEO da Jera. Suas áreas de interesse são desenvolvimento mobile, métodos ágeis, lean startup, métricas e gestão. Nas horas vagas gosta de pedalar, cozinhar, ver filmes de animação com as filhas e tocar um bom rock'n roll na sua guitarra.

  • Grande Saulo, parabéns pelo post! Que bom ver que estamos todos juntos nessa mudança de “serviço” para “produto”. Pelo que vi a equipe de vocês é bem grande, e isso com certeza vai ajudá-los a lançar cada vez softwares mais legais!

    Fico na torcida! E quem sabe não rola uma parceria no futuro?

    Abração

  • Gostei do post, realmente o inicio da jornada é bem complicada em todos os aspectos ( grana principalmente ). Mas no final das contas é só trabalhar bastante e acreditar no projeto, é o que estou passando hoje com apenas 6 meses de empresa, trabalho alocado alguns dias para injetar $ na empresa, meu sócio também faz a mesma coisa e usamos o tempo livre para criar nosso produto.
    Venho acompanhando vocês no twitter.
    Sucesso e tudo de bom.

    André Gomes
    SourceNET Tecnologia e Desenvolvimento

  • Massa,
    Legal, gosto de ler sobre empresas e deram e estão dando certo ^^x

    Parabéns e sucesso.

  • Parabéns aí para todo o time. Acompanho essa jornada de vocês aqui pelo blog, twitter, flickr e tudo mais e gosto muito do que vejo e leio. Uma bela história e muitas realizações para esses 9 meses, incrível!

  • Giullyano

    Parabens Saulo pelo sucesso!!, venho acompanhando desde a sua apresentação da empresa no FLISOL do ano passado quando vc deu uma palestra sobre WEB SERVICES. abraçs!! e mais SUCESSO. que DEUS ABENÇOES VCS!

  • Leandro Sanches Fonseca

    Grande amigo Saulo, mesmo à distância acompanho o sucesso das suas ações. A Internet é ferramenta fantástica para relembrar as amizades dos tempos de moleque… Parabéns a você e a equipe Jera pela coragem no empreendimento. Desejo todo sucesso amigão.

    • Valeu velhinho! Quanto estiver por aqui não deixe de nos visitar! Abs.