Abrir empresa ? Corre bino, é uma cilada!

O que você vai encontrar por aí sobre não abrir uma empresa, sobre os mitos, sobre os fracassos, provavelmente vai estar nessa lista:

  • Você não vai deixar de ter chefe, você simplesmente vai ter muitos chefes.
  • Tranquilidade não é um lugar que você compra as passagens e marca a data de chegada.
  • Se você não é rico, não vai ser agora que você vai ficar. Calma, você precisa ralar muito

Acredito que todo artigo que li sobre as “ciladas” de se abrir uma empresa ficam sempre entre esses temas, “chefe”, “tranquilidade” e “dinheiro”, o que agora depois de 7 meses com a minha empresa posso ver que tudo isso é um tremendo blá blá blá de quem finge que tem empresa ou de filho rico brincando de casinha. Ou você acredita mesmo que o cara que tem peito para abrir uma empresa se ilude achando que não vai ter chefe?

A verdade constatada até o meu presente momento foi:

  • Quem deveria te ajudar, não vai. Governo, banco e principalmente os clientes. Aqui você precisa tomar a seguinte decisão, fazer o certo ou o errado, simples assim. Você pode começar pelo errado e sonegar impostos e fazer mutretas com o seu contador, meter a faca no cliente e fazer a conta do banco da sua empresa no nome da empresa do papai. O certo é, assuma a sua insignificância agora e batalhe pela sua existência de uma forma digna, segue alguns mantras que estou seguindo:
    • Não irei sonegar imposto, pois assim como o governo é ágil para cobrar é filho da puta para te multar.
    • Tenho noção que os bancos de uma forma geral são todas prostitutas de luxo que só querem o seu dinheiro, se você não tem, você não come.
    • Serei sincero com os meus clientes, não medirei forças e palavras para ajudá-los a entender que quem sabe fazer o meu trabalho sou eu, farei o possível para atingir o óbvio, que o sucesso do meu cliente também é o sucesso da minha empresa.

Abrir uma empresa é uma tremenda furada se você tem o seguinte perfil:

  • Quando for a minha empresa, farei diferente.

Quer mentira maior do que acreditar na mudança da postura profissional de uma pessoa, só por que ela abriu uma empresa ? Mudança não tem nada a ver com evolução profissional, você pode ser um gênio com a postura de um adolescente. E caráter e dignidade você não aprende no estágio.

E aí, vai encarar ? Abre uma empresa aí!

  • Ótimo post! Percepções parecidas com as minhas. Tenho minha empresa aberta a quase 1 ano e sei bem como é difícil se manter HONESTO e INTEGRO.

  • Fala, cara! Adorei o artigo, curto e grosso e certeiro: é isso mesmo. Caráter e ética, gás para o trabalho e mangas a arregaçadas são o que nos fazem – mesmo que demore.

    O resto é blá blá blá.

    Abraços e obrigado,

    Marcelo Rios

  • Boa Porkaria!

    Concordo em gênero, número e grau.

    Iniciei na empreita com seriedade e com sócios há 5 meses. E tudo que você falou é verdade.

    Sobre o governo, foi um espanto para mim. Sempre ouvi sobre incentivos para abertura de empresas no país. Existe sim um movimento para formalização de quem trabalha por conta. Mas não há grandes incentivos para empresas iniciantes de na nossa área de software. Só para citar o SIMPLES que, no nosso ramo, tem taxação diferenciada. Simples? Nem tanto.

    Faço alguns adendos ao seu post:

    A escolha dos sócios: Analise muito bem. O fato de ser bons amigos ou de se dar bem com seu futuro sócio, ajuda, mas eu vejo que isso deva ser considerado com peso máximo de 5% na avaliação. O mais importante é a história de seus sócios, a postura, a atitude e vontade. Pelo que vi, vocês são em bastante sócios, talvez vocês tenham uma experiência diferente.

    Outra dica: Não acredite como verdade absoluta em qualquer coisa que você ouvir de primeira. Investigue sempre. Consulte pessoas mais experientes, que já possuem empresa, que estão no mesmo ramo de atividade que você. Não deve-se ter medo da concorrência. Isso tem me ajudado bastante.

    E para finalizar: Aprenda. Aprenda outras disciplinas: administração, finanças, contabilidade, fiscal, etc. É preciso saber onde estamos pisando.

    Abraços, e boa sorte com a Jera!

    • Obrigado Edgar por complementar o post 🙂

      Sobre ter sócios… isso ainda vai render vários posts aqui no blog. Aqui nós somos em 5, pensa nas brigas e discussões… então hehehe

      Abraços

  • É verdade porKaria! Tem muito desses mitos quando você comenta de abrir uma empresa. O que mais que você tem que fazer mesmo é não ligar pra toda essa balela e apostar no seu potencial e também na sua consciência.

    Cilada, é você deixar de seguir seus sonhos porque os outros dizem que não é possível.

    O impossível é só uma questão de opinião.

    Um abraço!

  • Pingback: Essa semana no twitter | Jera Software Ágil()

  • Cara, muito legal esse post que vc colocou ai, eu estou entrando nessa também com a cara e a coragem e começando a ralar muito, mas se não começar, nunca saberei se dará certo ou não… Mas legal, parabéns ai pela Jera e mande um abrax pro Saulo laranjeira…hehehehe

  • Cássio

    Mas quando que a gente vai ver as partes BOAS de você ter empreendido, pq não pode ter só parte ruim né =P heeioheaoheoi

  • Fabio

    Abrir uma empresa é trabalhoso e demorado, mas é essencial para o sucesso do negócio. Até para participar de licitações (tanto públicas quanto privadas) sua empresa precisa estar formalziada.

    Este artigo tem todo o passo-a-passo, com os documentos necessários e o que fazer de cada vez:

    http://oquefazer.net/o-que-fazer-para-abrir-uma-empresa