A Jera foi a grande vencedora do Prêmio Nacional de Inovação 2014

O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com apoio do Movimento Brasil Competitivo (MBC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

É considerado o prêmio nacional de maior importância na área de inovação, com mais de 2.200 empresas inscritas concorrendo em 10 categorias. A Jera participou na categoria Agente Local de Inovação (ALI) na área de Serviços. A relação completa dos finalistas está disponível aqui.

O prêmio acontece em 6 etapas: análise preliminar, entrevistas de avaliação (online), 1ª banca de juízes, visitas de avaliação (presencial), 2º banda de juízes e a cerimônia de premiação onde são anunciados os vencedores.

A cerimônia aconteceu durante o 6º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria em São Paulo na última quarta-feira, dia 13/5, evento recheado de palestras relevantes com destaques brasileiros e estrangeiros em 2 dias de congresso.

Ficamos imensamente felizes por esse reconhecimento. Nós apresentamos aos avaliadores nosso esforço de inovação no dia-a-dia para oferecer a melhor experiência de desenvolvimento que nossos clientes já tiveram e os resultados que alcançamos ao longo do tempo com esse trabalho.

Gostaríamos de agradecer imensamente todo nosso dedicado time que tem inovação no sangue, nossos clientes que nos dão diariamente a oportunidade de aprendermos a nos tornar cada vez melhores e ao SEBRAE pelo apoio desde o início, não medindo esforços para tornar essa conquista possível, em especial nossa ALI, Greicy Rodrigues, pela dedicação com a nossa empresa.

Confira as fotos da premiação no nosso Facebook e o vídeo e discurso na cerimônia de premiação:

Veja mais notícias sobre a premiação:

A Jera esteve no maior evento de Software Livre da América Latina!

Neste sábado, dia 25 de abril, aconteceu no Brasil inteiro o evento FLISOL 2015 e a Jera teve a oportunidade de participar das edições de Coxim e Aquidauana, ministrando palestras.

1

O FLISOL é o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre e tem como objetivo promover o uso dessa forma de manifestação, apresentando sua filosofia, desenvolvimento e papel social ao público geral. O evento também ocupa um papel importante na construção de conhecimento dos iniciantes da área através da utilização desses softwares, que permitem a adaptação e modificação em seus códigos.

Em Coxim, a Jera foi representada pelo nosso COO, Jefferson Moreira, que apresentou o tema “Oportunidades para desenvolvedores na era das startups”. Já em Aquidauana, o desenvolvedor Nicolas Lima palestrou sobre o mercado de trabalho e o dia a dia em uma empresa de software.

Se você desejar saber mais sobre o evento, pode acessar os seguintes links:

http://flisol.info/FLISOL2015/Brasil/Coxim

http://www.flisol.info/FLISOL2015/Brasil/Aquidauana

 

Texto escrito por Alberto Eikiti

Hello: o novo aplicativo do Facebook que quebra a barreira entre a internet e as ligações tradicionais.

O app, lançado dia 23 de abril, conecta você às informações da rede social até na hora das ligações.

Hello

Antigamente, os aparelhos telefônicos móveis tinham duas utilidades: ligações e SMS. Posteriormente vieram os jogos, o display colorido, o player de música, de vídeos, até que chegou a internet, os jogos mais modernos, os aplicativos e as redes sociais.

As redes sociais tiveram uma representação muito grande: o Facebook. A popularidade foi tamanha que ele virou o meio de comunicação de grande parte da população, ainda mais após a chegada do Facebook Messenger.

Superando as expectativas de todos (imagino eu), o Facebook lançou no dia 24 de abril o Hello, um aplicativo que integra a funcionalidade da rede social ao uso que fazemos fora dela há muito tempo: as ligações.

O Hello tem as seguintes funcionalidades:

  • Ele substitui o discador padrão do seu smartphone, ou seja, você ainda pode adicionar as pessoas que quiser, discar para onde quiser;
  • Sincroniza seus contatos da lista telefônica com o seu perfil do Facebook, assim você consegue visualizar quem está te ligando mesmo que você não tenha o contato salvo no seu aparelho (caso ele esteja na sua lista de amigos do Facebook, claro);
  • O Hello também te mostra as informações mais detalhadas possíveis de quem te liga. No seu display aparecerá a foto, detalhes pessoais que estão no perfil da pessoa e até mesmo te avisa se ela estiver fazendo aniversário no dia;
  • Você pode bloquear números indesejados, encaminhando as pessoas bloqueadas automaticamente para a caixa de mensagem;
  • Também faz ligações gratuitas com contatos do Messenger, além de poder conversar com eles por texto pelo próprio aplicativo;
  • E você também conseguirá pesquisar por pessoas ou lugares que deseja ligar, como por exemplo um restaurante, um bar ou um salão de beleza.

Além de facilitar o dia-a-dia, o Hello também coloca o Facebook em um território até então não explorado por eles, que é o tempo que passamos no telefone, com quem falamos e por quanto tempo. Como tudo relacionado à tecnologia, a privacidade é sempre um ponto a se considerar.

Para começar a utilizar o aplicativo basta baixá-lo na Google Play, instalá-lo em seu dispositivo, registrar com o Facebook e pronto! Você agora terá acesso aos dados dos seus amigos, poderá mandar mensagens e ligar gratuitamente caso esteja com internet e estará muito mais conectado ao seu perfil social do que antes.

Você já utilizou o aplicativo? O que achou dele? Deixe um comentário com a sua opinião abaixo para discutirmos mais sobre o assunto!

Texto escrito por Alberto Eikiti

A importância da Arquitetura da Informação

A Arquitetura da Informação é uma área fundamental da Tecnologia da Informação. Ela é responsável por organizar os conteúdos de maneira a facilitar a navegação do usuário, seja em um site de informações, um e-commerce ou qualquer outra interface digital, como os aplicativos, por exemplo. O arquiteto da informação vai organizar os espaços e as interações, os níveis de profundidade e as relações entre os dados de maneira que o usuário possa encontrar o que procura com mais facilidade.

Todo site precisa ter um design intuitivo, tão falado nos dias de hoje. Mas o que isso quer dizer? Trata-se da facilidade para navegar dentro do site de forma automática. Isso é conseguido com uma bom trabalho de arquitetura da informação, que deve estruturar as informações de maneira lógica e coerente.

Uma fase fundamental do projeto

A arquitetura da informação é importante porque organiza e dá clareza ao projeto, permitindo ao usuário utilizar o espaço virtual com eficácia e rapidez. É o arquiteto da informação que tem o primeiro contato com o cliente, quando faz um pré-projeto, através de mapas e fluxogramas. Ele trabalha na elaboração do produto que o cliente quer, não necessariamente na construção.

O cliente que pretende obter um bom resultado deve estar consciente em passar com clareza os objetivos para este profissional que deverá ser um dos primeiros a conversar sobre o projeto. Quem quer aumentar a quantidade de visitantes no site, por exemplo ou fazer um e-commerce onde o processo de vendas seja fácil e ágil, vai necessitar muito do trabalho de arquitetura da informação. Essa atividade também é imprescindível para quem está com um novo software em desenvolvimento ou pretende renovar a intranet da empresa que já foi feita há muitos anos e precisa de modernização.

Além de passar os objetivos com clareza, um outro cuidado que se deve ter é reunir o máximo de informações possível e repassar ao arquiteto da informação detalhadamente. Este profissional vai traduzir as informações em conteúdos apresentáveis, vai criar funcionalidades, recursos, links e relacionar as páginas entre si. Com todo esse material ele faz um mapa para que os outros profissionais da equipe como designers, redatores, ilustradores e programadores possam trabalhar.

A importância do público alvo para o arquiteto da informação

Que você precisa falar a linguagem do seu público alvo você já sabe, mas o que o arquiteto da informação tem a ver com isso? Muito, porque as funcionalidades e recursos que ele vai criar, a maneira como se navega pelas páginas e como se encontra as informações também são elaboradas de acordo com o perfil do usuário que vai navegar pelo site ou utilizar o sistema.

Para fazer essa adequação, classificando adequadamente os itens apresentados, o arquiteto da informação vai considerar contextos culturais e sociais e o nível de familiaridade que aquele público tem com a tecnologia. Um software específico para atender profissionais de uma determinada área tem uma arquitetura diferenciada de um portal informativo, por exemplo.

A construção em profundidade

O arquiteto da informação trabalha de dentro pra fora, por isso, ele é o primeiro a ter contato com o cliente. Quando as informações vão sendo estruturadas, muitas vezes constata-se que são necessários mais conteúdos complementares e esclarecimentos. Muitas vezes, conforme o projeto vai sendo construído, o próprio cliente pode visualizar melhor os resultados e identifica a necessidade de acrescentar conteúdos e informações.

Só depois que este trabalho em profundidade foi construído é que entram em cena os designers, ilustradores, fotógrafos, que trabalham na primeira camada, depois que o esqueleto fica pronto. O caminho estará construído também para que os elaboradores de conteúdo possam incluir informações adequadas aos objetivos do site, utilizando as regras de SEO e otimização, que farão com que o site seja mais facilmente encontrado, divulgado e obtenha portanto, mais tráfego e conversão.

Você conhecia o trabalho do arquiteto da informação? Compartilhe com a gente sua experiência e opinião sobre a importância desse profissional!

Roadsec 2015, estaremos lá

Neste sábado (28/03) acontecerá o Roadsec pela primeira vez em Mato Grosso do Sul. Um evento brasileiro de Hacking, Segurança e Tecnologia. contendo palestras incríveis, oficinas disputadas, novos desafios e muito mais..

As vagas são limitadas, ainda restam algumas, aproveite e não perca tempo e inscreva-se!

Informações: roadsec.com.br/campo-grande2015
Inscrições: roadsec.com.br/campo-grande2015/#inscreva
Roadhack: roadsec.com.br/roadhack

Além disso todo o nosso time estará lá, venha conversar e trocar ideias com a gente.