O que é UX?

O que é User Experience?

Apesar do estrangeirismo que deu origem à sigla UX (User eXperience), o termo é bem mais simples do que parece. Experiência do usuário. Experiência de quem usa.

No decorrer do dia-a-dia utilizamos inúmeros objetos e ferramentas: celular, chuveiro, forno de microondas, email, controle remoto, etc. E quando os utilizamos, temos uma experiência. Experiência esta que será decisiva no nosso julgamento de quão bom determinado produto é e se realmente queremos continuar utilizando-o.

Se você já passou nervoso na frente do caixa eletrônico, porque ele não entregou o dinheiro que você estava esperando e não deu nenhuma explicação sensata sobre o motivo da recusa, você possivelmente teve uma péssima experiência enquanto usuário do caixa eletrônico.

Claro que experiências são subjetivas. Cada pessoa tem uma experiência diferente ao usar um caixa eletrônico, por exemplo.

Quando o assunto é software, o princípio se mantém o mesmo. Normalmente, a experiência é positiva quando você consegue realizar uma tarefa sem demora, frustração ou sem encontrar problemas no meio da tarefa. Isto, em geral, é o que determina desde o início se o aplicativo ou site será utilizado outras vezes ou deletado/abandonado depois de algumas frustrações.

E quanto tempo leva pra essa experiência ficar pronta? Bom, a resposta depende da complexidade da solução, da necessidade de entender e bem atender ao usuário final, e da intenção de atualizar esta experiência a fim de aprimorar a interação.

Aliás, falando em usuário final, eis aí a peça fundamental para guiar os esforços na criação da experiência perfeita. Temos sempre que ter em mente que o produto não está sendo desenvolvido para mim ou para você, e sim para as pessoas que queremos que utilizem o produto no cotidiano.

Portanto, posso lhe assegurar que não existe uma receita absoluta pra criar a melhor experiência. É um trabalho constante de investigação, testes e interpretação dos dados que colhemos à medida que apresentamos as soluções ao utilizador.

analistadeqa

Estamos Contratando

Contrata-se Analista de QA  

Mas o que é QA na Jera?

O profissional de Qualidade na Jera faz muito mais do que elaborar casos de testes e garantir a Qualidade do software. Ele participa de todo o processo do desenvolvimento e ajuda a melhorar esse processo. Auxilia o time a visualizar o objetivo e metas do projeto. Está sempre atuando entre o time e o cliente, facilitando a comunicação entre eles. É pro-ativo e tem facilidade em fornecer feedback e ajudar nas tomadas de decisões.

Se você se identifica com essas atividades e gostaria de trabalhar em um ambiente com uma intensa cultura de aprendizagem, venha fazer parte dessa equipe que trabalha para fazer a diferença na vida das pessoas.

Envie seu currículo para carreiras@jera.com.br.
Ou fale direto com a gente pelo twitter @jerasoftware ou facebook

Front-end de alta resolução

Front-end de alta resolução

Neste final de semana, 06/12, palestrei no evento Siga In Front em Campo Grande.

Abordei um assunto obrigatório a todos os designers de interface, mas também voltado aos desenvolvedores front-end: Front-end de alta resolução.

Basicamente falei sobre a técnica para designers e os artifícios que os desenvolvedores possuem à disposição na hora de converter aquela bela interface em um produto interativo de alta qualidade.

Falei também sobre a diferença entre imagens do tipo bitmap e vetores, além do melhor uso em telas do tipo Retina, entre outras

Veja a apresentação:

jera javaneiros

Javaneiros 2014, estaremos lá

E chegou a hora do evento mais tradicional pra gente, o Javaneiros acontecerá neste sábado (29/11). E a edição desse ano promete, com várias atrações para os desenvolvedores e uma grade de palestras que só tem gente boa.

O Ney Ricardo e Pedro Calgaro darão duas palestras, onde falarão sobre:

Javaneiros - Ney

Javaneiros - Pedro

Além disso todo o nosso time estará lá, venha conversar e trocar ideias com a gente.

 

about-header

Trabalhe na Jera – Equipe Comercial e Marketing

Estamos com vagas abertas para nossa equipe comercial e de marketing, confira os requisitos:

Comercial

  • Formado ou cursando nas áreas de Comunicação Social, Marketing, Adminstração ou TI
  • 40 horas semanais
  • Boa comunicação e escrita
  • Doido por tecnologia (daqueles que instala um app novo por dia)
  • Disponibilidade para viagens
  • CNH
  • Sexo masculino ou feminino
  • Inglês fluente é desejável 

Marketing

  • Formado ou cursando nas áreas de Comunicação Social, Marketing, Adminstração ou TI
  • 30 ou 40 horas semanais
  • Excelente escrita
  • Conhecimento básico em design, HTML e mídias sociais
  • Doido por tecnologia (daqueles que mora no Facebook)
  • Sexo masculino ou feminino
  • Inglês fluente é desejável 

Para participar do processo seletivo envie um email para carreira@jera.com.br com uma breve apresentação no corpo da mensagem, qual equipe (comercial ou marketing), disponibilidade de horários (6 ou 8 horas), seu currículo e pretensão salarial. 

Vamos selecionar os melhores candidatos para uma entrevista, então capriche na sua apresentação ;)

code-dojo

Coding Dojo Swift Development

Pensando na comunidade de desenvolvedores que tem interesse em aprender desenvolvimento para iPhone, a Jera abre suas portas no próximo sábado (30/08) para realizar um dojo de Swift.

Para quem ainda não conhece, Swift é uma nova linguagem de programação criada pela Apple que vai substituir o Objective-C como linguagem de programação para criação de aplicativos para iOS e OSX.

Corra e faça sua inscrição.

Inscrição: https://www.doity.com.br/coding-dojo-swift-development

Data: Sábado 30/08 à partir das 15h

Local:  Na Jera (Rua Teldo Kasper, 109)

Visite-nos na Feira do Empreendedor MS 2014

Este ano estaremos com um estande na Feira do Empreendedor do MS, evento promovido pelo SEBRAE a cada 2 anos e espera receber milhares de pessoas em 4 dias de eventos com uma programação recheada de bom conteúdo.

A Feira acontecerá nos dias 21 a 24 de Agosto no pavilhão Albano Franco. A entrada é gratuita.

Além do estande nós também vamos ministrar alguns conteúdos, confira a agenda:

#JeraDay de comemoração dos 4 anos da Jera

No dia 12/07/2014 nós fazemos 4 anos de fundação. Parece que foi ontem! Nesse tempo sempre comemoramos com nossos colegas de trabalho, clientes, parceiros e toda a comunidade mais um ano de vida.

Desta vez nós pensamos em abrir as portas da Jera para convidar a todos que quiserem vir comemorar com a gente no evento que chamamos de #JeraDay!

Será nesta sexta (11/07) a noite e sábado (12/07) o dia todo aqui na Jera mesmo.

Para se inscrever preencha o formulário: http://goo.gl/T0Xsxj (é gratis!)

Programação de Sexta-feira (11/07)

Programação de Sábado (12/07)

  • 16h às 18h – Disputa do 3º Lugar da Copa do Mundo

Também teremos comida e bebidas para recarregar as baterias!

Ajude-nos a divulgar compartilhando o banner abaixo nas suas redes sociais.

jeraday
jeraday
reclame-aqui-header

Confira o aplicativo do Reclame AQUI

Com quase 15 anos de história, o Reclame AQUI é o maior e mais importante meio de reclamar sobre serviços e produtos de empresas no Brasil. Observando o contexto atual, em que os dispostivos móveis são essenciais na vida das pessoas, surgiu a necessidade de criar um aplicativo para que o consumidor pudesse fazer e acompanhar as respostas de suas reclamações e pesquisar antes de comprar.

O projeto

O desenvolvimento do Reclame AQUI contou com o trabalho de design da própria equipe do site trabalhando em conjunto com nossa equipe de desenvolvimento. Os dados são integrados usando a mesma conta do usuário do site e o envio de notificações push facilitam o acompanhamento das reclamações.

O Reclame AQUI está disponível para download tanto para iOS quanto para Android, que correspondem a quase 90% dos smartphones e alcançam grande parte da população brasileira. Dessa forma, o aplicativo está cumprindo seu papel social de fazer valer os direitos expressos no Código de Defesa do Consumidor, estreitando ainda mais a relação entre as empresas e os consumidores.

Faça o download do Reclame AQUI no seu dispositivo:

download-app   download-google

Para saber mais sobre o Reclame AQUI, acesse:

Site do Reclame AQUI

Reclame AQUI no portfólio da Jera

Página do Reclame AQUI no Facebook, com mais de 700.000 curtidas

10ª edição

A Jera é parceira da 10ª edição do StartupFarm em São Paulo

O Startup Farm volta à São Paulo e chega a sua 10ª Edição. É a sua chance de participar da experiência que já transformou mais de 115 startups espetaculares, como o Easy Taxi.

O programa de aceleração StartupFarm é destinado a startups que estão no estágio de amadurecimento do modelo de negócio. Os principais benefícios do programa são:

  • validação de suas premissas e posicionamento,
  • fortalecimento de diferenciais,
  • networking insano, através da exposição à rede do StartupFarm. 

São cinco semanas imersivas de trabalho duro e dedicação total, incluindo seminários, workshops, mentorias e palestras com convidados especiais, seguindo o seguinte calendário temático:

  • 1a semana – Mercado e Problema
  • 2a semana – Solução e modelo de receita
  • 3a semana – Métricas e estratégia
  • 4a semana – MVP e “Go to Market”
  • 5a semana – How to Pitch
  • Demoday: Evento de encerramento e apresentação dos projetos a investidores, representantes de aceleradoras, membros de agencias de fomento entre outros. É a vitrine que toda startup precisa para decolar.

Nessa edição, a participação será GRATUITA e SEM EQUITY. Temos como perfil desejado startups B2B com software em seu negócio que possuam soluções de Cloud / Analytics / Social / Mobile. As startups participantes do programa serão cadastradas no IBM Global Entrepreuner Program e ainda terão a chance de serem convidadas pela IBM para participar do IBM SmartCamp Brasil 2014!!

INSCREVA SEU PROJETO AGORA: https://startupfarm.wufoo.eu/forms/startup-farm-10a-ediaao-sp-2014/

Sobre o StartupFarm:

A história do StartupFarm começou em 2011 e desde lá fizeram parte da nossa história:

- Mais de 115 startups como EasyTaxi, O entregador (hoje vendido para o HelloFood), Overmidia Cast, Mobwise, Listus, Beved, Collact, MetaCerta, Intrip, ToNails, Netshow.me, InfoPrice entre muitas outras.

- Mais de 360 empreendedores como Guilherme Mosaner (Pipa), Rosi Rodrigues (Associação Brasileira de Startups), Thiago Paiva (Wayra), Roberto Mascarenhas, Leonardo Grijó, André Terra, Breno Oliveira, entre muitos outros.

- Mais de 250 mentores como Felipe Matos (Fundador do StartupFarm e COO do Startup Brasil, Cássio Spina (Anjos do Brasil), Juan Bernabó (Germinadora), Frederico Lacerda (21212), Silvia Valadares (Microsoft Business Spark), Guilherme Junqueira (Associação Brasileira de Startups), Saulo Arruda (Jera), Henrique Pistilli (Kailo), Pedro Ramos (Baptista Luz), Guga Gorestein (Poup.com.br), Edson Mackenzie (Videolog) entre muitos outros.

No total, já são mais de R$60 milhões de investimento realizados em mais de 20 projetos, duas aquisições e mais de 30 pessoas que pediram demissão durante o programa para se dedicar integralmente a empreender.

Venha fazer parte dessa história, inscreva o seu projeto: https://startupfarm.wufoo.eu/forms/startup-farm-10a-ediaao-sp-2014/

Veja os depoimentos de quem já participou: https://www.youtube.com/watch?v=97DBva87Cxw

Dúvidas sobre o programa? Entre em contato conosco pelo: hello@startupfarm.com.br

Desenvolvimento de aplicativos para iPhone, iPad, Android e Windows Phone